Tue, 30 Jul 2013 13:00:01 +0000
30 de Julho de 2013, 7:00 - sem comentários aindaBê Neviani Blog – RSS
Ney: uma tela em branco – Cesar Soto
Noreply@blogger.com (helena Neviani Guarani-kaiowá)
Tuesday, July 30, 2013, 9:12 am
DE TUDO UM POUCO
CESAR SOTOCOLABORAÇÃO PARA A FOLHA”Mas como é o personagem? É um tipo libidinoso?”, perguntava Ney Matogrosso, 71. O cantor chegou às gravações do novo média-metragem de Helena Ignez, “Poder dos Afetos”, sem saber ao certo como era seu personagem.
“Vim como uma tela em branco”, conta Ney. “Faço tudo o que a Helena me pedir.”
O Barão, personagem de Ney e protagonista do filme, é um homem de família aristocrata que, durante os anos 1980, teve problemas com drogas e foi preso na Bélgica. Passa seis anos na prisão, descobre o chá de ayahuasca –bebida usada durante os rituais do Santo Daime– e retorna ao Brasil para montar uma comunidade isolada em uma fazenda da família.
“Tomei [chá] por um ano e meio, mas não estou pensando em fazer aqui uma pessoa do Daime. Não estou baseado nisso”, afirma o cantor.
“Ele é como um xamã, mas sem o fanatismo”, diz Ignez, que também escreveu o roteiro. “[A história] veio de minhas observações. Conheço várias pessoas com situações parecidas com a do Barão.”
De acordo com a diretora, Barão e Ney compartilham a habilidade de se transformar, de mudar suas vidas. “O personagem gosta de cantar, tem uma voz belíssima. Ele também tem um lado positivo que o Ney tem naturalmente.”
Apesar de preferir personagens opostos à sua personalidade, o cantor conta que gostou do filme pela semelhança:”Quero convencer de que não sou eu. Por mais que existam referências a mim.”
O filme, que deve ter 20 minutos, foi rodado na Fazenda Serrinha, em Bragança Paulista (SP), durante o Festival de Arte Serrinha, que acabou neste último domingo (28).
O média será usado como um teaser para a captação de recursos de “Ralé”, também escrito por Ignez. O roteiro do longa é baseado na peça de homônima de Máximo Gorki e expandirá a história de “Poder dos Afetos”, transferindo-a para São Paulo (SP).
Mas Ney não estava totalmente informado dos planos. “Cheguei achando que era um longa, porque não conversamos muito a respeito”, diz Ney. “Se precisar filmar, eu filmo. Não tem problema.”
“Poder dos Afetos” é o segundo trabalho do cantor com a diretora. “Luz nas Trevas”, lançado em 2012, teve Ney vivendo o papel do Bandido da Luz Vermelha, na continuação do filme de 1968.
Ignez afirma que não há semelhanças entre o Bandido e o Barão, mas que existem algumas coincidências. “Ambos passaram pela prisão e se transformaram, não se deixaram destruir. São dois personagens positivos.”
A seguir, a entrevista que Ney deu à Folha ao chegar para os dois dias de gravações no interior paulista.
Folha – Ignez disse que gosta de personagens positivos. Você também gosta de fazer personagens desse jeito?
Ney Matogrosso - Gosto de fazer os opostos, que são as coisas mais atraentes. Nunca fiz um como esse, então não sei dizer se é algo bom ou ruim. Num outro curta ["Gosto de Fel", de Beto Besant] fiz um camarada maligno, das trevas. Foi um exercício que mexeu comigo de tal maneira que eu fiquei enlouquecido, tomando banho para afastar aquilo de mim.
E você gostou de fazê-lo?
Gostei de acessar esses lados escuros, porque quando você acessa isso dentro de si, consegue se destacar. Usar quando necessário, como foi o caso. É bom trabalhar como ator por isso, ter essa oportunidade de acessar todos os lados quando for preciso.
O que a música trouxe para a sua atuação?
Para esse filme não trouxe muita coisa. Para o anterior, perguntei a Helena, “o que você quer de mim?” e ela disse “eu quero você todo. Quero você do palco e você fora do palco”.
E o que ela disse que queria dessa vez?
Ela não disse o que queria de mim. Disse que ele era inspirado em mim, o que já me deixou assustado de cara [risos]. Tenho medo disso. Porque aí vai me dar um trabalho. Se é inspirado em mim, vai me dar um trabalho para convencer que ele não sou eu.
O medo não é de se expor?
Não, não. O medo é de confundir, porque não é a minha biografia. É uma ficção. Ela me pediu que cantasse, mas o Barão, mesmo que cante com a minha voz, não será eu.
A ideia em “Ralé” é expandir a história para o ambiente urbano…
Eu não conheço a “Ralé”, não li. Portanto, não sei nem que Barão é esse, tá [risos]? Eu estou aqui assim, em branco, e, o que ela quiser, eu vou fazer. Menos tirar a roupa nesse frio [risos]. Porque eu já tirei no outro [filme], mas agora com esse frio eu não tiro, não.
Mas você vai participar das gravações do longa?
Eu não sei. Achava que isso já era um longa. Se precisar filmar, eu filmo. Não tem problema. Só tem que ser em um momento em que eu esteja disponível.
Você prefere trabalhar assim, sem saber exatamente quais são os planos?
Da outra vez deu muito certo vir assim, em branco. Ela ia me dizendo o que queria. Eu acabava de filmar e ela me dava um feedback. É assim que eu estou aqui, para ela ir me indicando as coisas.
Bom, mas tem de melhorar [IDHM] – Eliane Cantanhêde
30 de Julho de 2013, 6:55 - sem comentários aindaBê Neviani Blog – RSS
Bom, mas tem de melhorar [IDHM] – Eliane Cantanhêde
Noreply@blogger.com (helena Neviani Guarani-kaiowá)
Tuesday, July 30, 2013, 9:12 am
DE TUDO UM POUCO
BRASÍLIA - O IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) confirma que o Brasil, mesmo que aos trancos e barrancos, vai no bom caminho. E que, apesar das críticas e da guerra cruenta entre PSDB e PT, foi sob o comando do sociólogo Fernando Henrique Cardoso e do grande líder de massas Luiz Inácio Lula da Silva que o país efetivamente deu seu grande salto.
A pesquisa mostra que o IDH do Brasil melhorou 47,5% em duas décadas e saiu de “muito baixo” para “alto”. Em 1991, 85,8% dos municípios brasileiros tinham um IDH “muito baixo”. Em 2010, era apenas 0,6%.
O maior salto é no Norte/Nordeste, mas o Sul/Sudeste continua na dianteira. O DF fica em primeiro lugar, mas, como é “hors-concours” por ser muito peculiar, cede lugar a São Paulo, ou seja, à “locomotiva” do Brasil. De onde, aliás, o carioca Fernando Henrique e o pernambucano Lula saíram para o Planalto e para mudar a cara do país.
Um porque combateu a inflação, elevou o patamar internacional do país, botou a casa em ordem na economia e deu o “start” em programas sociais cruciais. O outro porque manteve uma política macroeconômica saudável e transformou o grande momento mundial em oportunidade para uma inclusão social histórica.
Caminhando ao lado dos dois regimes –um continuação do outro–, estávamos a população em geral, a academia, a indústria, o agronegócio e a imprensa independente cobrando, provocando, apontando erros e exigindo sempre mais. Assim se constrói um país melhor. Assim se consolida a cidadania. E daí 1 milhão de pessoas vão às ruas botando o dedo nas feridas e na cara dos governantes de todos os níveis.
Há muito ainda a fazer, principalmente na educação. O último lugar em desenvolvimento humano foi Melgaço (PA), onde metade da população não sabe ler nem escrever. Enquanto houver “Melgaços” no Brasil, gritemos. Oba-oba os governantes já fazem à exaustão.
Tue, 30 Jul 2013 12:47:04 +0000
30 de Julho de 2013, 6:47 - sem comentários aindaChá de Panela: um ar antiguinho em casa
A placa decorativa vintage da Coca-Cola em aço custa R$ 44,50 Foto: Divulgação
Desde 2011, o site da Boogie Baby (www.boogiebaby.com.br) vende pôsteres e placas para todo o Brasil. Os itens da loja virtual são reproduções de peças publicitárias vintage (com design dos anos 20 aos 60), que se tornaram ícones da cultura pop e dão um charme à decoração da casa. Os pôsteres são em PVC, e as placas, em aço galvanizado. O frete é calculado automaticamente pelo site, de acordo com o peso do produto. Em média, o envio por PAC fica em R$ 20 para o Rio, enquanto o Sedex sai em torno de R$ 25.
O pôster decorativo vintage Rosie the Riveter em PVC custa R$ 39,90 Foto: Magrao /
O preço do pôster decorativo vintage Rosie the Riveter, de 30cm x 40cm, é de R$ 39,90.
A placa decorativa vintage da Coca-Cola, em aço galvanizado e 30cm x 20cm, custa R$ 44,50.
O pôster decorativo vintage Pin Up em PVC custa R$ 44,50 Foto: Eduardo /
O pôster decorativo vintage Pin Up em PVC, medindo 30cm x 40cm, sai por R$ 39,90.
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Tue, 30 Jul 2013 12:44:44 +0000
30 de Julho de 2013, 6:44 - sem comentários aindaVivo inicia serviço 4G em mais cinco cidades de SP
Por Luciana Bruno
RIO DE JANEIRO, 30 Jul (Reuters) – A Vivo, operadora de telefonia móvel do grupo Telefônica Brasil, iniciou nesta terça-feira a oferta de serviços 4G em mais cinco cidades do Estado de São Paulo, e espera chegar a 60 cidades do país até o fim do ano, informou um executivo da empresa.
Os serviços de telefonia móvel de quarta geração da Vivo começaram a ser oferecidos nas cidades de Araraquara, Guarulhos, Itu, Osasco e Ribeirão Preto.
A oferta nesses municípios foi iniciada antes do prazo estabelecido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), de 2016 para cidades como Itu, informou o diretor comercial da Telefônica para a regional paulista, João Truran.
“Adiantamos a oferta em várias cidades de São Paulo devido à aceitação do mercado ao 4G”, disse Truran.
Até agora, a Vivo oferece 4G em 27 cidades do país, sendo 17 em São Paulo. A meta é chegar a 60 até o fim do ano, disse o executivo, que preferiu não informar quais serão os próximos municípios a ter o serviço disponível.
O 4G ainda é incipiente no Brasil, com cerca de 174,1 mil acessos, sendo que a banda larga móvel como um todo fechou junho em 77,4 milhões de acessos, segundo dados da Anatel. A Vivo diz deter 46,8 por cento de participação nos acessos 4G no país.
A maior empresa do setor no Brasil iniciou a oferta dos serviços de quarta geração nas cidades sede da Copa das Confederações e em São Paulo no fim de abril.
Até 2014, a empresa prevê investir 24,3 bilhões de reais em infraestrutura de rede para melhorar seus serviços de voz, 3G e 4G, informou Truran.