1. Definir o conteúdo/conceito pedagógico do seu Aplicativo Educacional Para Midias Móveis.
Coletânea de músicas e atividades para a Educação de Jovens e Adultos
2. Redigir seu(s) objetivo(s) especifico(s) para a criação do Aplicativo (ver breve orientações abaixo).
Objetivos específicos:
Usar a música para aproximar os jovens e adultos de conhecimentos que envolvem a língua portuguesa como: interpretação textual, ortografia, variação linguística, pontuação, gênero textual e consciência fonológica;
Ampliar o universo vocabular por meio de músicas de diferentes estilos musicais, valorizando o gosto pessoal dos alunos, bem como abordando outras estilos da cultura popular brasileira.
3. Identificar e listar os conteúdos/abas, entre os disponíveis, que você irá usar para edição na Fabrica de Aplicativos (FA), tal qual a criação de um roteiro, de um storyboard, só que de Aplicativo (ver breves orientações nos links).
Vídeo, Áudio, Listas, Lista de textos e Galeria de imagens.
4. Redigir os procedimentos a serem seguidos por você para que cada conteúdo/aba escolhido seja utilizado da melhor forma que conseguires. Por exemplo: se irás usar LISTA (conteúdo/aba) para escrever sobre as brincadeiras no bairro Porto Seco, como pretendes buscar as informações para inserir no recurso “texto” da FA? Pretendes ir até o bairro?buscar na internet? Tirar fotos? Fazer entrevistas? Nesse item, registre o “como” desenvolverás cada conteúdo/aba.
a) Na aba vídeos, disponibilizarei vídeo com clipes de músicas que sugiro para trabalhar com a EJA, por enquanto já coloquei dois: Tente outra vez, do Raul Seixas e outro com sons e imagens de instrumentos musicais. Neste segundo vídeo a ideia é conhecer diferentes sonoridades dos instrumentos musicais e descobrir talentos na turma, pois caso algum aluno saiba tocar ou cantar, poderá grava algum vídeo que será disponibilizado no aplicativo. Também seria interessante gravar um vídeo com a turma cantando alguma música da qual gostem.
b) A aba áudio será colaborativa, construída pelos alunos com o intuito de criarem e alimentarem uma “biblioteca” com seus gostos musicais. Para a realização dessa tarefa poderão ir ao laboratório de informática da escola e baixar as músicas que gostam, ou então trazê-las em pen drive/smartphone, etc. Assim, poderemos ver a variedade ou similaridade de estilos musicais da turma.
c) No conteúdo listas, disponibilizo trabalhos acadêmicos produzidos sobre a música na Educação de Jovens e Adultos, os textos servem de embasamento teórico para as professoras que se interessam pelo assunto.
d) Em listas, apresento sugestões de planos de aula para a EJA usando a música, esses planos podem ser inclusive usados para uma possível turma com o uso de dispositivos móveis.
e) Na aba Galeria de imagens, coloquei diversas imagens com trechos de músicas, a ideia é fazer como uma brincadeira de “Qual é a música?” Cada aluno receberá um número, esse número é correspondente a uma das imagens com trechos de músicas. Os alunos falarão se conhecem a música ou não, se não conhecem poderão pesquisar o trecho na internet e descobrir qual banda ou cantor(a) canta a música. Além disso, poderão pesquisar mais informações como compositor da música, discografia da banda, ano em que foi lançada a música e de qual álbum pertence.
5. Identificar possíveis formas de avaliar seu aplicativo já no primeiro uso com os alunos.
Acredito que a avaliação é um processo, sobretudo, coletivo. Sendo assim, o aplicativo será avaliado conforme for utilizado. Ainda, desde o primeiro uso estará inteiramente disponivel para edições, conforme sejam expostas e sugeridas pela turma, afim de qualificá-lo e torná-lo um instrumento de aprendizagens significativas.
Segue link: