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Papo sobre filmes

Verdade ou mentira?: Papo sobre filmes

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Verdade ou mentira?: papo sobre filmes

3 de Abril de 2011, 21:00 , por Desconhecido - | No one following this article yet.
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Espaço para postar textos de análises de filme, debater sobre diversos filmes e mostrar como não há nada de inocente nos filmes. Livre para qualquer um que tiver tais desejos. Blog pertencente a comunidade Verdade ou mentira?: papo sobre filmes e ao blog blogoosfera.cc/verdadeoumentira de conteúdo muito mais variado.

Análise de filme: Jogos vorazes em chamas

12 de Abril de 2014, 12:11, por Rafael Pisani Ribeiro - 1Um comentário

É o segundo filme da série de livros, representando o segundo de mesmo nome. No primeiro foi preciso introduzir o mundo dos distritos para que a revolução tivesse sua fonte em Katniss. Ela é voluntária para salvar sua irmã de uma morte certa e assim é introduzido o segundo tributo do distrito 12 dando cabo da explicação da origem dos jogos vorazes e sua influencia na capital, distritos e principalmente as bases para que o regime totalitário se mantivesse. (link para assistir ao filme http://megafilmeshd.net/jogos-vorazes-em-chamas/  abaixo o filme será descrito, portanto é aconselhável vê-lo antes.) Jogos vorazes em chamas serviu para dar cabo dos efeitos dos jogos vorazes em que Katniss participou e a nova vida que os tributos campeões levam, dando continuação a revolução que começou silenciosamente e segue assim até próximo ao fim do filme, quando o quadro muda totalmente.

 

Nele passa-se o período em que os vencedores precisam fazer sua turnê pelos distritos e nela o amor fingido de Peeta e Katniss continua a existir. Essa turnê reforça a vida melhor que os dois tributos têm após serem os campeões e com certos “deslizes” cometidos pelos dois que causam revoltas no distrito 11 quando agradecem a ele por terem se tornado amigos de Trash e Rue e que sem eles não estariam vivos. Esse ato causa revolta e o distrito volta a ser dominado pelo exército, resultando em pressão por parte do presidente Snow nos tributos que passam a dizer ao povo exatamente o que ele quer e para isso ameaça a vida dos parentes próximos de Katniss, apesar de que mesmo sem desejarem tumultos são causados, portanto os dois acabaram cedendo ao papel social definido por Snow.  Durante a turnê eles conhecem o idealizador chefe dos jogos que revela não ser essa uma profissão segura e apesar disso procura dar sentido aos jogos, mostrando-se ao longo da história capaz de vários planos para destruir a imagem de Katniss e mata-la. Tanto Peeta quanto Katniss acabaram se tornando propagandas para o povo da capital e dos distritos, incluindo nisso seu romance. O presidente anuncia em um de seus discursos que os dois campeões representam os julgamentos de força e valor do povo e noticia um falso casamento, e isso é utilizado para tentar derrubar o símbolo da revolta que ela é, tentando levar uma imagem de que ela é da capital, e não mais representante dos distritos. Durante toda essa jornada Katniss debate com Gale se realmente vale a pena a revolução quando tantas mortes ocorreriam e que a “paz” deveria se manter, no entanto ele diz a ela que aquilo não é paz, mesmo Prim diz aquilo não ser vida, e que após seus jogos algo mudou, veio a “esperança”. Por todas essas atitudes de Katniss Snow organiza um outro evento de jogos vorazes contendo todos os outros campeões, já que todos se tornaram um perigo para o regime totalitarista.

 

A partir daí a personagem vai tomando pequenas atitudes que desafiam o presidente e evidenciam a cegueira do povo da capital. As personalidades dos outros tributos vão desde pessoas extremamente revoltadas com o regime por motivos pessoais ou não, pessoas inteligentes o bastante para ver os possíveis erros do regime ou sujeitos que apesar de viver na sua margem consideravelmente bem se envolvem em entorpecentes para tentar esquecer, e Katniss os leva a se rebelar também contra o regime. Ocorrem sacrifícios e grupos se aliam, mas Katniss e Peeta ficam sempre no centro dos planos apoiando um ao outro quando o romance dos dois aflora próximo ao fim do jogo e eles dão o primeiro beijo. Ao fim da competição ela acorda em uma nave e descobre que todos tinham armado um plano para fazer a revolução. Metade dos tributos estava envolvida e ela era a missão, o tordo. Jogaram bombas no distrito 12 e ele foi destruído, mas Gale tirou Prim e a mãe de Katniss de lá apesar de Peeta e Johana terem sido capturados e levados para a capital, sendo ela era a única que não sabia dos planos.

É possível trazer elementos do nosso social através dessa narrativa. A personagem principal almeja algo grande, que é tanto pessoal quanto social e também de alguma forma comum a todas as pessoas daquela sociedade, mas diferente do resto acaba sendo o centro das atenções para manter firme ou não as estruturas sociais de dominação, e por isso é afetada de forma diferente e mais forte do que todos. Os elementos de romance, reality shows e mídia em geral são como o ponto central do regime, e nele se erguem os jogos vorazes. São responsáveis por girar as tramas a serem discutidas, seja de uma atitude inovadora, um romance entre dois jovens a um campo de gladiadores moderno, esses são todos elementos existentes naquela sociedade. Afetam principalmente o povo da capital que como pequena porcentagem da população de Panem tem acesso irrestrito a elementos básicos e não básicos da vida, não sendo capazes de se separar deles enquanto os distritos vêem isso como um sonho a ser alcançado, ainda que o seja para poucos. No nosso mundo atual isso é verdadeiramente importante, tanto é que programas como “A fazenda”, “Big Brother”, “UFC”, “Tv fama” não perdem audiência e perduram por anos a fio com romances de famosos, lutadores se batendo, pessoas presas dentro de uma mesma casa lutando por um prêmio e tendo de se humilhar exaltando de várias formas a possibilidade de chegar lá e o individualismo como valor importante da sociedade, mantendo então nossas estruturas. Acredito que valha bastante a pena assistir aos filmes da série, ler os livros e refletir, até porque talvez tenha sido a intenção da autora.

 

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 Escrito por: Rafael Pisani

Observação: No servidor anterior foi postado no dia 13/01/2014 as 19:42.

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Análise de filme: A onda

12 de Abril de 2014, 12:01, por Rafael Pisani Ribeiro - 0sem comentários ainda

 

Sem ficar muito atento aos detalhes do filme o enredo é o seguinte: (link para assistir ao filme http://megafilmeshd.net/a-onda/  abaixo o filme será descrito, portanto é aconselhável vê-lo antes.) em uma escola existem cursos fora do currículo de temas específicos a cada ano. No ano em que se passa o filme existem dois temas: autocracia e anarquia. O professor designado a dar anarquia tem que trocar com a turma de autocracia. No inicio da primeira aula de autocracia ocorre um debate interno entre os alunos sobre se era possível fazer outra ditadura no país, isto é, Alemanha. Isso dá ao professor a idéia de um experimento onde uma autocracia é instalada naquela turma e o professor é escolhido como líder e a história trata desse experimento e seus efeitos.

 

O experimento vai do inicio ao fim com regras que visam o controle e uniformidade no grupo, isto é, só fala um de cada vez e para falar tem que se levantar, uso obrigatório de frases curtas e objetivas, exercícios de marcha, uso de uniformes, cumprimento uniforme e um nome para o grupo, e este foi escolhido: “A onda”. A turma de forma geral aceitou imediata e totalmente o grupo, mas cada um a sua forma e intensidade, e alguns não aceitaram. Um dos membros não aceitou inicialmente, mas por pressão social aderiu. Outro tomou o grupo como objetivo de vida a ponto de tirar a sua própria. Quando o grupo chega em seu declínio, outro participante apesar da pressão social percebeu o perigo do grupo e luta contra ele, mesmo perdendo seus antigos amigos enquanto outro trai o grupo no fim quando percebe a grandeza de seus malefícios. Ao fim os jovens levam “A onda” pela internet e seu símbolo por toda a cidade, fazendo dela seu território de domínio na qual para adentrar a escola, tem de seguir suas regras. O professor que tem sua sede de poder saciada continuamente só percebe em uma hora trágica até onde o experimento foi e decide dar fim a ele, mostrando como é possível outra revolução na Alemanha.

 

Existem elementos óbvios de identidade, representações sociais e ideologias dos sujeitos presentes no grupo, tudo isso como parte de uma estrutura social.  Os sujeitos presentes no grupo viram de alguma forma uma “identidade” algo que os definia, unia e identificava e por isso tanta adesão, além do fato de serem adolescentes. Havia também várias representações sociais micro e uma macro. Micro se refere à função de cada um no grupo e a significação que o sujeito dá para si no grupo, variando a cada sujeito. Macro a representação de fazer parte de “A onda”. Enfim, o filme trata da necessidade de poder e identidade no sujeito, as várias representações sociais dentro de um grupo, mas principalmente de poder e ideologia.

 

Existe o quadrante ideológico, isto é, ideologia positiva material e dinâmica e ideologia negativa concreta e prática. A positiva se refere explicações de mundo de forma geral e a negativa como críticas de mundo de alguma forma. O grupo “A onda” defende uma ideologia positiva e o filme trata da maneira como as tentativas de imposição sobre as pessoas e o perigo de uma idéia absoluta.

 

Baseando-se em Michel Foulcault é possível perceber uma forma mais discreta de imposição social, e o meio social reproduzindo à seus menores sistemas os costumes/regras da sociedade, mantendo assim a sociedade como é. Isso pode ser chamado de violência estrutural, isto é, repressão e punição como forma de reproduzir a sociedade. Cada sujeito, grupo, sociedade e cultura tem diferentes idéias e nada há de errado inicialmente com elas, exceto quando estão de encontro com uma diferente e a única solução encontrada é: essa idéia é absoluta, mesmo que enquanto apoiada em certos argumentos é cega a erros e por isso não há o porque de outros não a aderirem. De níveis familiares a níveis caóticos a ponto de gerar guerras parece impossível dois pontos de vista diferentes gerarem um novo, a nível de que a existência de um significa o fim de outro. A partir disso o filme mostra ser possível produzir uma nova ditadura trazendo a seguinte pergunta: até quando vamos reproduzir essa estrutura em nossa família e países?

 

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 Escrito por: Rafael Pisani

Observação: No servidor anterior foi postado no dia 30/12/2013 as 16:58.

Referencias bibliográficas:

 

Vigiar e punir:nascimento da prisão; tradução de Raquel Ramalhete. 38.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

 



Análise de filme: As sessões

9 de Abril de 2014, 20:30, por Rafael Pisani Ribeiro - 0sem comentários ainda

 

Introdução

          

O filme aborda aspectos da vida do deficiente quanto ao seu interior, a visão da sociedade sobre ele incluindo nisso os preconceitos, a dependência do outro, o ato sexual como forma de terapia, a influencia da religião na vida das pessoas e o pensamento religioso com suas limitações.  São aspectos que vão se transparecendo aos poucos em cada cena com grande riqueza de detalhes mostrando como é deturpada a visão da sexualidade dos deficientes e o limite do “amor” dos pais a seus filhos, trazendo também uma questão política, afinal o pólio já é uma doença rara. O filme conta a história de Mark, um homem que vive em um pulmão de ferro por ter póliomielite, doença a qual pegou aos 6 anos. “(link para assistir ao filme http://www.assistirfilmes3d.com.br/2013/02/filme-as-sessoes-legendado.html  abaixo o filme será descrito, portanto é aconselhável vê-lo antes.)[1]

 

Desenvolvimento do filme

 

Sua rotina é ficar no pulmão de ferro durante 20 horas, podendo sair por 4 junto a um respirador. O circulo social inicial de Mark são o padre e sua cuidadora. Na realidade, a única pessoa a de fato conversar com ele, e vê-lo além do pólio é o Padre Brendan, sendo que a visão predominante que tinha da vida era de lado ao ver sua janela de dentro do pulmão de ferro, além de ser poeta. Aos poucos, em suas sessões para confessar os dois vão ficando mais íntimos e vão criando uma relação pessoal. Em uma das conversas Mark diz a ele que quer mostrar a sua cuidadora que ele não depende mais dela que ela dele e por isso ele a despede.  A outra contratada era uma moça jovem e bonita, a qual dava muito carinho a ele e o fez se apaixonar por ela, no entanto quando ele declarou isso ela prontamente o abandonou e o fato dele declarar seu amor para ela lhe causou sentimento de culpa religioso. Por fim contrata uma terceira cuidadora a qual consegue ficar com ele até o fim de sua vida, junto a um outro aonde cada um cuida de Mark O´Brien em turnos diferentes. Chega uma hora em que um dilema moral aparece- Mark quer fazer sexo. Ele tem 38 anos e nunca chegou perto, mas antes mesmo de correr atrás do ato tem de enfrentar seu pudor religioso e isso afeta o padre Bendran. Ele é colocado diante de um dilema entre seguir o que sua formação afirma, isto é, sexo só para reprodução e ver a necessidade de um homem deficiente, acima de tudo um ser humano. O padre decide ajuda-lo a fazer sexo e por fim aprova seu ato, quando então Mark vai procurar um médico que o indica uma “terapeuta sexual”, mas ainda resta muito sentimento de culpa. Para tentar compreender um pouco a sexualidade em deficientes, decide fazer um artigo sobre a sexualidade nesse sentido e conhece vários deficientes com uma vida sexual normal. Quando Mark leva isso ao padre ele questiona qual a diferença entre uma “terapeuta sexual” e uma prostituta, e a resposta vem quando a primeira sessão é iniciada. Cheryl Cohen, a terapeuta explica por telefone que faria exercícios de consciência corporal, e isso deixa Mark um pouco nervoso. Na primeira sessão ela explica ser diferente de uma prostituta porque a primeira sempre quer que o cliente volte, ela quer fazê-lo ter consciência da própria sexualidade. A partir daí a religião começa a mostrar seu papel ambíguo.

 

Ao mesmo tempo em que Mark sustentou toda sua vida com crenças, agora a religião se mostra como algo limitador fazendo o sujeito se culpar todo o tempo por algo natural, a sexualidade, e no fim no fator sexual talvez a religião tenha sido um maior aprisionador que a própria doença. Na primeira sessão Cheryl tenta descobrir os pontos sensíveis em seu corpo e ele fica maravilhado por pela primeira vez na vida estar nu ao lado de uma mulher. Durante as sessões os fantasmas de Mark vão aparecendo, como o fato de se culpar desde os 6 anos por ter pego poliomielite e de seus pais terem largado a própria vida para dá-lo uma e no fim os dois alcançam o objetivo final da terapia, a penetração total, sendo Cheryl a responsável por liberta-lo de seus fantasmas. Incrível é que esse caso foi o primeiro a fazê-la se envolver na vida pessoal afetando inclusive sua família. Ao fim do filme Mark e Brendan se tornam mais amigos que padre e fiel e Cheryl se sente emocionalmente marcado por ele, inclusive indo a seu funeral.

 

Conclusão

 

Percebe-se grande ênfase na sexualidade dos deficientes, sendo o resto detalhes importantes, mas ainda assim detalhes. O filme explora o conflito sexualidade, religião e preconceito relativo aos deficientes. Sabe-se atualmente que a poliomielite ou paralisia infantil é uma doença rara, afinal foi erradicada das Américas em 1994, região ocidental do pacifico em 2000 e na Europa em 2002, persistindo focos na África e sudeste Asiático segundo a OMG (organização mundial de saúde).[2]Ainda assim, o filme poderia tratar de outras deficiências e o tema poderia ser o mesmo.  O preconceito nesse sentido é relativo a suposta falta ou excesso de sexualidade e/ou atraência, dificultando o prazer no sexo e reprodução- entre outros.[3] É quase absurdo pensar que o sujeito vai exceder ou perder a sua sexualidade só por ter nascido ou se tornado deficiente em algum momento da vida. Há uma possibilidade de ocorrer uma perda no ato sexual em si, mas o sujeito perder a sexualidade é algo que não ocorre pois a sexualidade vai além do ato sexual.  No entanto, vários são os fatores que podem fazer o sujeito “perder” ou exceder a própria sexualidade, e a deficiência, não por si só, e sim junto as relações é só um dos elementos capazes de fazer isso. O mesmo pode ocorrer com um emprego, vestimenta, classe ou casta, família etc... enfim,  não é por ter se tornado ou nascido deficiente que o sujeito vai perder ou exceder a sexualidade, apenas será diferente das pessoas ditas normais.  Pelo preconceito em vista da comparação com pessoas normais o sujeito acaba se tornando não atraente, mas não por perder seus atributos, e sim as pessoas deixarem de enxergá-los.  Tudo isso pode ter  conseqüências no aproveitamento da pessoa quanto ao sexo, talvez por torna-lo aversivo e imoral. Agora quanto ao fator reprodução nada impede o sujeito para tal, a não ser que a deficiência se relacione a isso.  Um dos mitos existentes é o de que a síndrome de down aflora a sexualidade, e é parcialmente falso.  Não é que seja aflorada, na verdade pessoas com essa síndrome tem a sexualidade como a de qualquer um, só não possuem a autocensura.[4] O filme mostra que devemos tratar o deficiente alem da própria deficiência inclusive no fator sexualidade, afinal o que existe ali é uma sexualidade diferente, nem pior nem melhor.  Por fim vale deixar a pergunta: quantos de nós, pessoas ditas normais tratam a sexualidade dos deficientes, e o próprio deficiente alem de sua deficiência ?

 

Lembrem-se de referenciar a fonte caso utilizem algo deste blog. Dúvidas, comentários, complementações? Deixe nos comentários.

 

Escrito por: Rafael Pisani

 

Observação: No servidor anterior foi postado no dia 25/11/2013 a 11:57 e atualizado no mesmo dia as 21:56 com as seguintes alterações: título passou de “Análise de filme As sessões” para “Análise de filme: As sessões” e adição do trecho “(link para assistir ao filme http://www.assistirfilmes3d.com.br/2013/02/filme-as-sessoes-legendado.html  abaixo o filme será descrito, portanto é aconselhável vê-lo antes.)” ao fim da introdução. Nesse servidor houveram as seguintes alterações:

 

1.      Alteração da palavra “Africa” para “África” no seguinte trecho “Sabe-se atualmente que a poliomielite ou paralisia infantil é uma doença rara, afinal foi erradicada das Américas em 1994, região ocidental do pacifico em 2000 e na Europa em 2002, persistindo focos na África e sudeste Asiático segundo a OMG (organização mundial de saúde)”

 

2.      Alteração da palavra “E” para “É” no inicio seguinte trecho  E quase absurdo pensar que o sujeito vai exceder ou perder a sua sexualidade só por ter nascido ou se tornado deficiente em algum momento da vida.”

 

Referencias bibliográficas:

 

Isabela Benseñor.  "HowStuffWorks - Como funciona a poliomielite".  Publicado em 30 de julho de 2008  (atualizado em 04 de agosto de 2008) http://saude.hsw.uol.com.br/poliomielite5.htm  (24 de novembro de 2013)

 

Disponível em:  http://saudedown.blogspot.com.br/2009/11/entrevista-para-conhecermos-melhor-o.html

  . Gorete / http://saudedown.blogspot.com.br . Data de acesso: 24 de novembro de 2013

 

Disponível em: http://www.bengalalegal.com/desfazendo-mitos

 . Ana Cláudia Bortolozzi Maia e Paulo Rennes Marçal Ribeiro / www.bengalalegal.com . Data de acesso: 24 de novembro de 2013

 

 

 



[1] Esse trecho entre parenteses e o : no titulo foi uma atualização feita no dia da postagem as 21:57

[3]  Fonte desde “Basicamente” até esse ponto: http://www.bengalalegal.com/desfazendo-mitos

[4]   Fonte da sexualidade em Syndrome de Down: http://saudedown.blogspot.com.br/2009/1

 



Analise filme: jogos vorazes

6 de Abril de 2014, 18:35, por Rafael Pisani Ribeiro - 0sem comentários ainda

 

Introdução

 

É um filme/livro interessante por abordar aspectos sociais relativos à dominação social e entretenimento do povo. Confesso que só vi o filme e não li o livro, mas isso deve tornar ainda mais interessante o livro. A história se passa em uma realidade onde a maioria passa fome e a vida corre em uma ditadura, havendo três pólos na sociedade. O pólo mais pobre que constitui maioria possui alimentação escassa, optando muitas vezes por dar o nome em uma lista que possibilita obter comida extra, desconhecendo uma realidade que seja diferente disso ainda que consigam viver dessa forma. O segundo é o povo da capital, comparável a classe média. O terceiro é a elite, os mais ricos.  Segundo uma informação dada pelo estado no filme à sociedade se encontrava dessa forma porque em algum momento os 12 distritos existentes entraram em rebelião quase causando a destruição do mundo com uma guerra nuclear. Qual foi a solução encontrada pelo bondoso estado? (link para assistir ao filme http://www.filmesonlinegratis.net/assistir-jogos-vorazes-dublado-online.html  abaixo o filme será descrito, portanto é aconselhável vê-lo antes.)

 

Descrição do filme

 

Como punição o estado passou a pegar 2 pessoas de cada distrito de 12 a 18 anos sendo 1 homem e uma mulher chamados de tributos, totalizando 24 jogadores-esses são os jogos vorazes. Segundo o apresentador dos jogos é algo capaz de unir o povo apesar da vida miserável nos 12 distritos, sendo justificado o jogo como uma forma de evitar uma nova guerra nuclear, ou seja, de salvar a humanidade. A personagem principal Katniss Everdeen é do distrito 12 e seu melhor amigo é Gale Hawthorne um idealista que acredita na possibilidade da mudança social com o fim da audiência aos jogos vorazes e o nascimento de uma rebelião, sendo capaz de dar a vida pela causa, sendo que ambos sempre discutiam como fugir e o que fariam caso não vivessem nesse meio social. Ambos desejam ser escolhidos para os jogos vorazes e tentaram diversas vezes, mas nunca conseguiram. Quando chega o dia da colheita e o sangue dos candidatos é recolhido “Prim” ou Primrose Everdeen é escolhida como tributo feminino do distrito 12 e para tirar a irmã dessa situação Katniss se voluntária, um evento raro e é escolhida junto a Peeta Melark como tributo masculino. Um detalhe interessante é que durante a colheita todos vão vestidos de forma uniforme e o número de soldados é pouco em relação ao todo, representando um poder mais ideológico que físico, além de um cumprimento padrão para com a apresentadora da escolha dos tributos, que se veste de forma gloriosa e extravagante. No caminho para os jogos os dois se aproximam de Effie Trinket- a apresentadora da colheita- e Haymitch- o tutor deles. Effie tenta lhes ensinar boas maneiras e a ter uma agenda, mas desiste de Katniss enquanto Peeta insiste para ser treinado por ele para sobreviver e conseguir patrocinadores. O trem a qual eles são levados anda a 360 km/h, nada é sentido dentro dele, é cheio de comida e luxo, contrastando com a realidade do povo. A outra fase do filme já é na capital.

 

Algo parecido com a televisão, mas não assim nomeado transmite as imagens do desfile dos tributos e todo o povo assiste entretido aonde eles se vestem o melhor possível segundo o modelo de beleza da capital para alcançar os patrocinadores, aqueles responsáveis por dar materiais básicos para a sobrevivência no combate, apesar de um valor mísero para eles, sendo tratados como símbolos de bondade. O povo da capital vive consumindo tecnologias avançadas e utensílios desnecessários apesar da miséria nos distritos, sem conseguir se livrar disso, inclusive só eles tem a possibilidade de ver pessoalmente o desfile. Nesse momento Katniss já se destaca e o representante máximo desse estado também aparece, pronunciando a frase clássica dos jogos: “Desejamos a vocês bons jogos vorazes, e que a sorte esteja sempre a seu favor.” A partir daí todos jovens vão a seus quartos luxuosos e locais de treinamento, novamente contrastando com a realidade do povo. Cada um faz uma apresentação de sua habilidade e assim recebe uma nota com o objetivo de alcançar patrocinadores. Nesse momento Cinna, o estilista de Katniss revela que naturalmente ela conquista as pessoas e enfim começam os jogos.

 

Enquanto os tributos se matam o povo da capital observa rindo e o povo de cada distrito torce para seus representantes vencerem, sendo que só haverá um. Peeta tenta sempre achar um jeito de mostrar que ele não é posse dos patrocinadores, as mortes no campo de batalha são informadas a cada sobrevivente, já existe tecnologia para criar animais geneticamente alterados como a vespa teleguiada e tigres, além de lançar fogo, havendo um controlador para cada função nos bastidores. Em algum momento na competição Katniss faz parceria com Rue, garota tributo de distrito 11 e consegue derrubar uma aliança feita pelos outros jogadores, no entanto Rue[1]morre e Katniss faz um caixão para homenageá-la. Isso faz com que o povo dos distritos se comova e que o tributo masculino que veio junto a essa garota salve Katniss e em um momento ela faz um símbolo que causa revolta no distrito 11, aonde o exército deixa de dominar. No ultimo momento, na sobra de Katniss, Peeta e o garoto que veio junto à aliada morta de Katniss a regra de dois vencedores do mesmo distrito é jogada fora para voltar a de um único vencedor, no entanto Katniss se nega a matá-lo e os organizadores aceitam dois vencedores, e isso trouxe uma comoção de união do povo e maior consciência de sua situação, pois se antes os distritos tinham de se enfrentar agora podiam se juntar. Qual o truque dos jogos?

 

Apesar da miséria os jogos serviam para dar esperança ao povo porque o vencedor iria sair rico, o que representaria o distrito e poderia talvez ser redistribuído, sendo então uma forma de entretenimento para que a nobreza se mantivesse no poder, o povo criasse falsas esperanças  e a estrutura social se mantivesse.

 

Conclusão

 

É um filme disfarçado, ainda que pareça óbvio a opressão social e os mecanismos sociais usados para controlar o povo. Primeiro, o exército treina seus soldados para não sentirem nada, e assim oprimir o povo sem ressentimentos. Segundo, o controle através do mais básico ocorre de forma clara com a necessidade de a pessoa dar o nome em uma lista para receber comida extra mesmo a alimentação sendo escassa. Terceiro, os jogos cumprem uma função de entretenimento através de uma falsa esperança que o povo adquire e essa deve ser controlada. Uma fala do presidente dessa ditadura afirma que um pouco de esperança é inevitável, muito é perigoso é bom a tê-la em quantidade controlável, por isso não basta matar 24 jovens, é útil ter esperança em um nível controlável. Quem são os personagens dessa sociedade?

 

Os distritos, tributos, os apresentadores da colheita e dos jogos vorazes, o estilista, o tutor, os patrocinadores, o povo da capital, e o presidente.  Cada um tem uma função e o comportamento de cada um afeta o todo. A aceitação dos distritos dava base para sustentar os patrocinadores e o presidente, os tributos e os jogos vorazes são uma forma de distrair o povo, o estilista transmite a ideologia social através das roupas, o tutor ensina a sobrevivência, os patrocinadores são uma comparação a nobreza da idade média, o povo da capital é como nós que apesar de conhecermos os problemas do mundo nos mantemos em nossa zona de conforto tecnológica e social, o presidente representa a ideologia dominante e os apresentadores transmitem explicitamente a ideologia dominante. Caso qualquer um mude sua posição tudo pode mudar, mas cada um possui seu entrave e a iniciativa partiu de Katniss, e assim é o social. Não é que sempre haverá ou terminará o capitalismo ou problemas sociais, a questão é que eles são reproduzidos socialmente por cada um em sua função, e cada mudança reflete no todo. Quando Katniss decidiu produzir aliados e não inimigos fez nascer consciência de união do povo e assim deveríamos agir, não nos vendo como adversários querendo um milhão de reais, um prato de comida, casa ou emprego, e sim como seres que pertencem a uma mesma classe, seres humanos- uma revolução não começa do nada, e sim a partir da mudança de comportamento de cada um aonde de alguma forma influenciará o todo, seja de alta ou baixa intensidade e dessa forma nossos jogos vorazes diários deixam de ser uma disputa para se transformar em união.

 

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Escrito por: Rafael Pisani

 

Observação: No servidor anterior foi postado no dia 11/11/2013 as 10:02.

 

Referências bibliográficas:

 

Disponível em: http://www.distrito13.com.br/filmes/jogos-vorazes-filme/jogos-vorazes-o-filme-conheca-o-elenco/ . Distrito 13 / http://www.distrito13.com.br  . Data de acesso: 11 de novembro de 2013

 



Análise de filme: Mulheres perfeitas e o modelo tradicional feminino

6 de Abril de 2014, 7:53, por Rafael Pisani Ribeiro - 22 comentários

 

É um filme interessante por abordar um forte aspecto social da função feminina, nos fazendo perguntar se é realmente um modelo correto e até mesmo se é possível executar esse modelo perfeitamente.  Historicamente falando, durante séculos a única função cabível as mulheres era a procriação e cuidados domésticos, seja como serva, esposa ou escrava, sempre em submissão ao homem enquanto eles cuidavam do trabalho que exigia força física. Esse quadro só começou a mudar na década 1940 com o inicio do feminismo e o processo para adquirir conquistas econômicas, sociais e jurídicas era lento e gradual, se acentuando nesse período. [1] Quanto ao voto, no Brasil elas só puderam votar em 1932 com Getulio Vargas, 1893 na Nova Zelândia, 1918 na Inglaterra e 1944 na França.[2]  Quanto ao acesso feminino ao mercado de trabalho, ele só foi conquistado na segunda guerra mundial trabalhando na industria bélica, já que os homens estavam na guerra. Após a guerra os homens voltaram para casa, mas as mulheres gostaram da independência adquirida e não a largaram.[3] Atualmente os papéis masculinos e femininos vem se invertendo, com uma pesquisa do Sebrae de 2011 apontando que quase 40% das mulheres Brasileiras sustentam economicamente a casa, [4] ainda que atrelados a tarefas domésticas, salários menores que o de homens e violência doméstica para a qual foi criada a lei Maria da Penha. É sobre essa mulher independente e trabalhadora que fala o filme “Mulheres perfeitas”. (link para assistir ao filme http://www.filmesonlinegratis.net/assistir-filme-mulheres-perfeitas-dublado-online.html  abaixo o filme será descrito, portanto é aconselhável vê-lo antes.)

 

A personagem principal é Joanna, apresentadora de um programa de televisão. Tudo vai bem até que ela comete um erro considerado gravíssimo pela emissora e é despedida, quando após ficar um tempo triste ela e seu marido (Walter) decidem se mudar para uma cidade pequena bem tradicional chamada Stepford, buscando tranquilidade na vida. Tudo o que encontram lá são mulheres atarefadas com a casa e com os filhos, sendo que suas diversões envolvem cuidados estéticos e conversas voltadas a tarefas domésticas enquanto os homens saem para se divertir. De inicio, ela e seu marido acham estranho ainda que aceitam o fato. Ela passa a conviver com as mulheres, ele com os homens, cada um indo para o respectivo clube, mulheres falando de como agradar seus homens, cuidar da casa e dos filhos e homens sobre carros, suas esposas e se divertindo com jogos de cartas. Enfim, o modelo oposto ao que Joanna era, isto é, uma mulher doméstica e submissa ao homem. Aos poucos, ela vai notando coisas estranhas dentre as mulheres enquanto seu marido vai se acostumando ao fato, querendo que ela seja daquela forma. Dentre todas as pessoas que os dois conheceram, duas tem destaque: Roger e Bobbie Markowitz.

 

Roger é adepto da homosexualidade e Bobbie Rip. Os dois se tornaram grandes amigos de Joanna e junto a ela são os estranhos no ninho. Certo dia, quando Roger deixa de ir na associação de mulheres e vai a primeira vez na de homens, desaparece por uma noite e volta “normal”, isto é, não mais adepto da homosexualidade, o que estranha Joanna. Na outra noite o cão robótico ganhado por eles mostra a ela um controle com seu nome, fazendo-a pesquisar o nome de todas as mulheres dali e descobre terem sido bem sucedidas e independentes, diferentes do que eram ali e sequencialmente Bobbie some, reaparecendo como as outras mulheres da cidade. Quando ela volta para casa rapidamente procura resgatar os filhos e vê as mesmas fotos encontradas na associação de homens, pessoas quase imortalizadas com o tempo, mas dessa vez sua e do marido descobrindo que Walter está com os filhos, apoiando para que ela se torne como as outras mulheres. A partir daí começam as descobertas.

 

Mike Wellington, representante dos homens da cidade mostra a ela uma forma via computador para “aperfeiçoar a mulher” e transforma-la em escrava do marido através da inserção de um chip no cérebro. Ela resiste, o marido pede para ela que faça isso e no fim ela faz. Chegando a uma festa, com Joanna já “robotizada”, seu marido procura uma forma de tirar esse efeito das outras mulheres e alcança o objetivo. A festa entra em crise, Mike começa a fazer um discurso machista defendendo a forma como a cidade era e Joanna revela não ter sido robotizada. Quando ele tenta matar Walter ela acaba batendo um pedaço de ferro na cabeça de Mike e a arranca, descobrindo que era um robô. Quem o criou foi Jéssica, a representante feminina da cidade porque ele a traiu e como queria formar um mundo para suprir sua falta, criou um modelo para outros homens que consequentemente trariam suas esposas e assim ela poderia manter a vida que tinha antes de Mike a trair- em suma mulheres domésticas e escravas sexuais de seus esposos. Após essa experiência Joanna fez sucesso vendendo seu documentário “Stepford o segredo do suburbio”, Bobbie vendeu um livro a nível de se tornar um Best seller chamado “Espere ele dormir e corte fora” e Roger se tornou senador. O filme termina em uma paródia onde os papéis antigos de Stepford se inverteram, como forma de castigo aos homens que desejavam as mulheres como escravas.

 

Conclusão

 

Essa é uma “sociedade perfeita”, seus diálogos podem ser feitos sem que uma pessoa inocente descubra, a não ser que seja mais investigadora. Esse é um perfil raro, afinal de contas Stepford pode ser um mundo como qualquer outro se observado de forma superficial. Como homens podem aceitar as esposas dessa forma? Qual será realmente o modelo de homem e mulher que se tem atualmente? Qual seria a impressão do filme se desde o começo os homens estivessem no lugar das mulheres? E pior, porque uma mulher desejaria colocar a si mesma nessa posição? A imagem da mulher atual foi uma conquista ou imposição? Apesar de modelos ruins, “Nós aceitamos a realidade do mundo com o qual nos defrontamos”[5] e passamos em algum nível a depender delas, e dessa forma uma mulher acostumada a essa vida pode não querer sair dela e formar um mundo ao seu redor para que possa se manter assim. A maior exigência estética é feita à mulher, quase como se virasse uma escrava da beleza, ao menos assim define o modelo social como correto. É preciso questionar ainda mais nossos modelos sociais para de fato concluir se temos conquistas ou imposições de mercado, inclusive nas questões do preconceito e desigualdades sociais dito que a mulher é um alvo muito mais forte que o homem para o mercado de consumo. Esse mesmo mercado impõe modelos de beleza, perfeição e felicidade principalmente ligados ao consumo aonde o filme traz uma pergunta chave: existe um modelo perfeito de relacionamento entre amigos, casais, beleza comportamento e uma única forma de ser feliz?

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 Escrito por: Rafael Pisani

Observação: No servidor anterior foi postado no dia 04/11/2013 as 11:11.

Referencias bibliográficas:

 

Disponível em: http://espaco-vital.jusbrasil.com.br/noticias/1944790/a-mulher-e-a-evolucao-dos-seus-direitos . Lucelene Garcia/http://espaco-vital.jusbrasil.com.br.  Data de acesso: 02 de novembro de 2013

 

 Disponível em: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2013/04/numero-de-mulheres-que-sustentam-familia-dispara-nos-ultimos-10-anos.html .G1/http://g1.globo.com.  Data de acesso: 02 de novembro de 2013

 

Disponível em: http://modernamaria.blogspot.com.br/2009/11/segunda-guerra-mundial-1939-1945.html . Giovanna Manfro/http://modernamaria.blogspot.com.br .  Data de acesso: 02 de novembro de 2013

 

Disponível em: http://www12.senado.gov.br/noticias/materias/2012/03/08/voto-das-mulheres-no-brasil-completa-80-anos . Anderson Vieira/http://www12.senado.gov.br.  Data de acesso: 02 de novembro de 2013