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Papo sobre filmes

Verdade ou mentira?: Papo sobre filmes

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Verdade ou mentira?: papo sobre filmes

3 de Abril de 2011, 21:00 , por Desconhecido - | No one following this article yet.
Licenciado sob CC (by-nc-sa)
Espaço para postar textos de análises de filme, debater sobre diversos filmes e mostrar como não há nada de inocente nos filmes. Livre para qualquer um que tiver tais desejos. Blog pertencente a comunidade Verdade ou mentira?: papo sobre filmes e ao blog blogoosfera.cc/verdadeoumentira de conteúdo muito mais variado.

O show das viagens de Truman

27 de Março de 2014, 8:36, por Rafael Pisani Ribeiro - 0sem comentários ainda

 

Introdução

“O show de Truman” é um filme fantástico, porque trás a luz várias perguntas existenciais e análise de nossas vidas, sendo aconselhável ter visto o filme antes de ler este texto (caso queira assistir entre nesse link: http://www.filmesonlinegratis.net/assistir-o-show-de-truman-dublado-online.html). Truman nasceu com um contrato de vigília, isto é, todos em sua vida eram atores, desde os pais aos primeiros amigos, namoradas e esposa.   Para todos eles era uma grande pressão se manter naquele posto, principalmente para a mulher que interpretava sua esposa. Uma rotina se criava para todos eles; é literalmente viver um trabalho, atuar uma vida. A própria esposa relata no filme “Olha pra min, não existe diferença entre vida privada e vida pública, minha vida é a minha vida, o show de Truman é show de Truman. É um estilo de vida, é uma vida nobre, uma vida verdadeiramente abençoada.” Ou seja, o show acabou se tornando seu mundo. Já Marlon, o suposto melhor amigo relata “É tudo verdade, é tudo real, nada do que vivemos no filme é falso. É apenas controlado.” Ou seja, Truman vive uma falsa liberdade. Muitos deles cresceram junto com ele, como Marlon e sua esposa que o conheciam desde jovens. O diretor também esteve muito envolvido, porque do início ao fim controlar a vida de Truman parece ter sido uma obsessão, quase como se fosse um filho.

 

A vida de Truman

 

O local onde morava era uma cidade chamada Seaheaven. O clima, dia e noite, nível de claridade, nível do mar eram controlados pelos produtores na cúpula. Era possível criar situações para presenciar emoções reais em Truman Burbank. Em boa parte dos objetos e locais havia câmeras para vigiá-lo, inclusive no momento em que nasceu. Cada objeto desde roupas, casas e produtos alimentícios eram objetos para serem vendidos e estavam disponíveis no catalogo Truman.  No fim das contas, sua vida era um filme 24 horas a disposição de todos, por isso o nome “O show de Truman”. Truman acabou vivendo dessa forma por 30 anos.

A infância

 

Os fatos marcantes de sua vida eram a infância onde todos seus desejos de sair dali foram retirados de alguma forma, através de educação formal e informal, incluindo programas de televisão, notícias e rádio mostrando os perigos de viajar e as vantagens de continuar em casa.

A adolescência

 

A paixão adolescente por Sylvia que, apesar de ser figurante, se apaixonou por ele e tentou avisá-lo de que sua vida era uma mentira, mais foi expulsa antes disso. Não teve efeito imediato, mas deixou marcas futuras e foi um dos motivos dele conseguir se libertar.

A fase adulta

 

Truman alcançou o status de adulto no modelo perfeito e ideal de cidadão, isto é, homem responsável, trabalhador, obediente, casado, respeitoso com os vizinhos e conhecidos, e assim como nós criou uma rotina. 

 

A libertação

Aos poucos foi percebendo pequenos sinais da falsidade de seu mundo, algo ao qual um observador desatento e totalmente acomodado não teria capacidade. O mais incrível foi notar os efeitos que seu comportamento tinha nos indivíduos ao seu redor. Foi passando a ter consciência da manipulação de seu mundo, decidindo viajar e refletindo sobre ter sido criação de Deus. Antes de ir para o mar, o único elo social que tinha era com Marlon e o pai, que tentavam tirá-lo do surto. Enquanto tenta fugir, ocorrem apostas se Truman é capaz ou não de sair daquele mundo, sendo Sylvia a única a torcer para que fosse. Ao fim descobre a ultima barreira entre os dois mundos: a porta de saída; sua escolha final. Todos assistem aflitos até que sai.

 

Conclusão

 

  Somos educados formal e informalmente para acreditar e agir de certa forma em um mundo específico. Na adolescência temos nossos amores, conhecemos modelos de ser[1] para enfim, criarmos nossa identidade. Em algum momento nos tornamos adultos, criamos uma rotina e fortalecemos crenças e amizades, enfim, “Nós aceitamos a realidade do mundo com o qual nos defrontamos”[2]. Se trocarmos de lugar com Truman talvez começaríamos a nos perguntar:

  Quem somos nós? Perdemos nossa identidade. Quem são as pessoas ao nosso redor? Perdemos nossos referenciais, temos de criar algo do zero. Como saber quem é a pessoa para confiar? Não é tão fácil saber quem é a Sylvia de nossas vidas. Todos ao nosso redor podem ser atores, ou até sermos atores, mesmo sem saber. O pior é saber e não reagir. Deus existe? O Deus de Truman, não importa sua crença, era o diretor do programa. No momento em que os dois conversam e Truman olha para o céu, é quase o sonho cristão de falar com Deus. O diretor podia inclusive brincar de Deus com isso. Onde nós vivemos? Talvez nossas cidades, países ou continentes sejam cúpulas projetadas para nos prender. Até onde nos limitamos? A maior barreira de Truman não era a cúpula em si, mas suas crenças. Como ultima e mais importante pergunta: estamos prontos para nos libertar totalmente de nossa vida e adentrar em um novo mundo desconhecido? Disse o diretor na entrevista para a televisão: “Nós aceitamos a realidade do mundo com o qual nos defrontamos”. Também afirma com as seguintes palavras aquele ser um mundo perfeito enquanto conversa com Sylvia no telefone: “Eu dei ao Truman a oportunidade de levar uma vida normal. O mundo, o lugar em que você mora é um lugar doentio. Seaheaven é como o mundo deveria ser” e define os critérios para Truman conseguir sair dali na conversa com Sylvia: “Ele pode largar a qualquer hora. Se isso não fosse apenas uma vaga ambição. Se ele estivesse absolutamente determinado a descobrir a verdade não poderíamos evitar. Eu acho que, o que incomoda você, de verdade, é que no final das contas Truman prefere a cela dele.” Apesar de sair, ele entrou em uma nova grande prisão, mesmo tendo como única diferença ser o “mundo real”.

  Na verdade os dois mundos são reais, mas o de Truman é real só para ele. Como diria o diretor do Show na fala inicial do filme “Nós estamos cansados de ver atores nos darem falsas emoções. Estamos cansados das pirotecnias e dos efeitos especiais. Embora o mundo em que ele habita em certos aspectos seja falso, não há nada de falso no próprio Truman. Sem roteiros, sem deixas, nem sempre é Shakespeare mais é genuíno, é a vida dele.” De alguma forma, a vida de Truman e sua cidade reflete o ideal capitalista onde o comércio gira sem problemas e todos são felizes, é o “American way of life” e por essa questão Truman estava em um mundo totalmente seguro. O diretor mesmo afirma com as seguintes palavras sobre esse ponto: “Eu sou o criador do programa de televisão que deu esperança, alegria, inspiração a milhões.” e “Não existem mais verdades lá fora do que no mundo que eu criei pra você. Você já viu mentiras, já viu trapaças, mas no meu mundo, você não tem nada a temer.” O diretor diz o seguinte em uma entrevista na qual é perguntada a razão da qual Truman não saiu de seu mundo “Nós aceitamos a realidade do mundo com o qual nos defrontamos.”

Enfrentamos a mesma dificuldade para se livrar de outra prisão, a do “mundo real” onde fabricamos nossa própria prisão. Talvez seja essa a coragem necessária para nos livrar do capitalismo e que não exista ninguém que realmente faça uma experiência dessa na “vida real”.

  É frustrante quando essas perguntas afetam profundamente a pessoa e não se tem a resposta. Seríamos capazes de nos libertar como o personagem principal? Por fim, como dizia Truman ao sair pela porta da libertação Ah, e se não nos virmos mais, bom dia, boa tarde e boa noite.”

 

Lembrem-se de referenciar a fonte caso utilizem algo deste blog. Dúvidas, comentários, complementações? Deixe nos comentários.

 

Escrito por: Rafael Pisani

Editado por: Matheus Marra

 

Observações: No servidor anterior foi postado no dia 09/09/2013 as 10:35.

 

Referencias bibliográficas:

 

Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/desenvolvimento-e-aprendizagem/busca-identidade-adolescencia-jovem-puberdade-538868.shtml?page=1 . Ana Rita Martins / http://revistaescola.abril.com.br . Data de acesso: 08 de setembro de 2013

 

Disponível em: http://www.filmesonlinegratis.net/assistir-o-show-de-truman-dublado-online.html . www.filmesonlinegratis.net . Data de acesso: 07 de setembro de 2013

 

 



[1] Fonte sobre a adolescência: http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/desenvolvimento-e-aprendizagem/busca-identidade-adolescencia-jovem-puberdade-538868.shtml?page=1

[2] Todas as falas e informações foram retiradas diretamente do filme e minha própria opinião, por isso não irão haver fontes.



A procura da felicidade: a injustiça capitalista

6 de Março de 2014, 19:58, por Rafael Pisani Ribeiro - 1Um comentário

 

O filme é sob muitos aspetos interessante. Entre eles as relações familiares e economia, crianças e a relação com seu Super Herói fictício no aspecto do animismo infantil, além da aquisição de coisas materiais. A relação de confiança entre pai, filho e esposa, relações de consumo e, principalmente superação pessoal. A forma como ela se dá através do consumo mostra a desigualdade capitalista de forma mascarada.

 

  O filme acontece em 1981 e vale dizer que também os valores em dinheiro mostrados no filme devem ser adaptados para os valores atuais, vide a barra de chocolate de 25 centavos.[1] Durante sua crise financeira Cris Gardner faz seu máximo para manter materialmente bem o filho e ainda ter uma boa relação emocional com a esposa também negra. Os dois se separam, e logo após Cris e seu filho são expulsos de casa por falta de pagamento do aluguel, e na creche na qual a dona é Asiática a história é a mesma. A partir desse ponto Cris e seu filho passam a dormir na rua ou em abrigos, assim como no almoço e janta. Nesse período ele é roubado por uma Hippie e com grande dificuldade consegue recuperar seu aparelho e corre riscos inclusive de ter todo seu dinheiro tomado pelo governo por causa do não pagamento de impostos de renda. Aos poucos vai vendendo seus aparelhos e encontra alguém com uma Ferrari perguntando como havia conseguido e o que era preciso para conseguir. A resposta é o investimento na bolsa e é necessário saber matemática. Cris lembra que na escola era bom em matemática. Ele conhece num táxi um investidor de bolsa e por conseguir montar totalmente o cubo mágico e por isso recebe o convite para estagiar na empresa que ele trabalha . Como funciona o estágio? É não remunerado por 6 meses[2] e todos candidatos competem por uma vaga em um alto cargo na empresa. Quem vender mais é contratado. Cris no fim consegue a vaga e por legendas é dito que ficou rico.

  A forma como é mostrada a mulher negra, a Asiática e a Hippie mostram uma intenção de mostrar essas culturas como negativas. A primeira foi “fraca” quanto a situação, a segunda educa o filho de Cris na creche deixando-o ver televisão sempre próximo de um pastor alemão e a terceira roubou sua máquina.[3]  Para a empresa o lucro foi imenso porque explorou de funcionários sem pagar nada tendo como prêmio altos lucros e ótimos funcionários. Toda a batalha de Cris valeu a pena, até porque no fim é dito que montou a própria empresa e ficou rico. Esse princípio esconde seu oposto. Nesse caso específico o esforço levou ao êxito, mas é o êxito que é necessariamente uma exceção. No capitalismo a quantidade de capital é limitada. Por isso a quantidade que excede em um local irá faltar em outro. Mesmo com todos se esforçando para trabalhar haveria falta, é o exercito der reserva do capitalismo. Portanto, sempre haverá o pobre para a existência do rico, em outras palavras, para a existência de um burguês é necessária a existência de muitos proletários. Não importa a disposição da maioria para melhorar a vida, Cris Gardner, ele deve ser a exceção, é a idéia do exército de reserva. Fato injusto é alguém que já morou na rua preferir bens materiais superficiais a ajudar aqueles que ainda vivem na rua e não ajudá-los a sair daquela situação, produzindo algo como o comunismo, mas modelos políticos é outro assunto.

  Conclusão? Segundo o contexto do filme negros são fracos, Asiáticos não tem educação e os Hippies, símbolo da contra cultura fora do mercado de consumo são ladrões. O governo é injusto e as corporações justas porque disponibilizam chances para todos. E, por fim reitera a velha idéia de que os Estados Unidos são a terra das oportunidades dando a ilusão de que com esforço todos podem sair da miséria e se tornar ricos, ou ao menos ter uma vida confortável.[4] Devemos tomar cuidado com as mensagens guardadas nos filmes, pois em pequenos detalhes grandes idéias podem estar inclusas.

 

Lembrem-se de referenciar a fonte caso utilizem algo deste blog. Dúvidas, comentários, complementações? Deixe nos comentários.

 

Escrito por: Rafael Pisani

 

Observação: No servidor anterior foi postado no dia 08/07/2013 as 10:57. Nesse servidor foram feitas as seguintes alterações:

 

Substituição da palavra “maquina” para “máquina” no seguinte trecho  “. A primeira foi “fraca” quanto a situação, a segunda educa o filho de Cris na creche deixando-o ver televisão sempre próximo de um pastor alemão e a terceira roubou sua maquina.”

 

Referências:

 

Disponível em: http://escrevalolaescreva.blogspot.com.br/2007/11/se-meu-capitalismo-falasse.html . Lola/ http://escrevalolaescreva.blogspot.com.br. Data de acesso: 07 de junho de 2013

 

 

 



Robôs: uma relação Marxista e sociológica

29 de Janeiro de 2014, 17:29, por Rafael Pisani Ribeiro - 0sem comentários ainda

Até o nascimento: O filme começa com o anúncio do nascimento de Rodney. Os pais encomendam as peças e o montam. É essa a forma como “nascem” os filhos. Percebe-se alguma possibilidade de escolha na aparência do filho, no entanto os pais ainda ficam surpresos quando terminam a montagem. É também possível ver como a forma dos bebes os predispõem ao seu trabalho no futuro (algo como se a criança fosse construída socialmente). O trânsito segue de forma ordenada quando o futuro pai de Rodney lataria atravessa a rua comemorando o fato e um motorista o insulta por passar na frente. Se mostra orgulhoso ao não querer olhar as instruções, mesmo olhando disfarçado. (Algo comum ao ser humano pensar ser capaz de algo e não conseguir admitir o contrário.) Faz uma apologia disfarçada ao parto quando os dois se esforçam para encaixar duas peças do bebê. O pai ao vê- lo dá características próximas tanto quanto a avó (por parte de mãe), quanto ao avô (por parte de pai). Idealiza nele muito inteligência e mudando para melhor o mundo, (algo comum aos pais modernos é idealizar algo aos filhos). Até a importância do sexo da criança é explicitada. (Representada na peça extra esquecida). A cidade nasce em Rivet Town.

 

O crescimento de Rodney Lataria: O tempo de crescimento é dado em milhas. (O pai lê um manual dizendo de Título: “O que esperar dos primeiros cinqüenta mil quilômetros.”[1] Livros de auto ajuda são comuns em nossa sociedade.) Quando o bebe chora muito eles simplesmente o desligam. (Se assim fosse a sociedade seria muito mais fácil de se controlar.) Rodney aprende a andar com rodas de treinamento e os pais cuidam para não cair, (um comportamento típico de pais modernos.) Em sua infância Rodney é bastante curioso e segue o pai aonde for, inclusive vestindo a roupa de trabalho dele para ver um desfile de bandas na qual um balão do grande soldador é mostrado. O pai diz a Rodney ser ele o maior robô do mundo, porém ainda em sua cabeça o pai o é. (Essa frase o marca para sempre incentivando-o a ser inventor) O pai conta ser o grande soldador dono das industrias de mesmo nome e inventor de coisas para facilitar a vida de todos. Pergunta se um dia pode conhecê-lo e também o que o trabalho do pai. Se impressiona com seu trabalho e começa a ver o programa do grande soldador, sempre feliz ao vê-lo chamando o pai como acompanhante. Nele o Grande soldador conversa com Tim (o porteiro). Ele fechou o portão e o Grande soldador explica para não fechar, já que isso significa se fechar para novas idéias. Nesse portão vários inventores levam novas idéias. Em outra parte é dito: “Sabe, eu adoro concertar. Mais todo concerto do mundo não será útil se não começar com uma boa idéia. Então, procure uma necessidade, comece a ter idéias para atender a essa necessidade. Uma idéia vai levar a outra e sem perceber... (derruba dominós e liga uma lâmpada). Viu a necessidade? Atenda.”)  Por isso começa a consertar as coisas procurando uma necessidade a resolver. Inventa um bule voador quando tem e recebe peças de segunda mão usadas de uma prima. Quando forma no colégio aparecem quatro fotos junto às frases. Um com a frase: “Bloquear e atacar”. Outro com a frase: “Toda imprensa estatal por Broca.” E outra: “Meu sonho é acabar com o mundo das ferrugens.”  E Rodney com a frase do Grande soldador do mesmo programa visto quando criança: “Você pode brilhar, não importa do que seja feito.”. Portanto, um tem chances de atuar como força de repressão do estado, outro como jornalista estatal, outra como  ajudante dos pobres e Rodney como sonhador e inventor.

 

 

A despedida: Após estar formado trabalha com seu pai no mesmo restaurante. Ele reclama as peças estarem caindo por estar ficando velho. Usa fita adesiva para prende-las. (Metaforicamente um remendo para a sobrevivência, uma situação comumente vivida pelo proletariado, já que, as peças nesse caso significam o alimento.) Rodney viu a necessidade do pai e fez o bule voador justamente para ajudá-lo a lavar os pratos. A invenção cumpre a missão com êxito ao chefe dele chegar- fazendo- o destruir toda a cozinha. (Curiosamente o chefe é uma caixa registradora, mostrando um total capitalista na chefia e dono dos meios de produção (o restaurante).) Após toda uma sujeira feita na cozinha ele diz para Rodney antes de expulsa-lo: “Inventor, você é um filho de um lavador de pratos que usa peças de segunda mão e é só o que vai ser.” (Em outras palavras, donos dos meios de produção sempre o serão e operários sempre serão operários, assim como serão com seus filhos que também terão a  sobra para viver.) Fica triste junto com seu pai, mas, ainda assim esse fato o leva a ir para Robópolis ser alguém, conhecer o grande soldador, arranjar um emprego e concretizar o sonho de ser inventor. (Esse “ser alguém” reflete especificamente a identidade profissional.) Mesmo a mãe relutando em sua ida seu pai incentiva e conta: “Filho. Você sabia que quando eu tinha sua idade eu queria ser músico. É, eu tocava muito bem. Mais, o meu pai ficou preocupado por eu não conseguir ganhar a vida. Ai, eu fui remontado para ser um lavador de pratos. Não não. Eu não estou reclamando. Mais, eu sempre disse pra min mesmo. ‘Se eu pudesse voltar no tempo. Iria atrás, do meu sonho.’ Você tem a grandeza dentro de você. Nunca duvide disso.” (A sociedade solapa os sonhos fazendo- nos ficar onde sempre ficamos para que a sociedade se mantenha como é- isso se reflete no desejo dos pais de dar ao filho segurança financeira e faze- lo manter-se assim. Alguns pais cortam o ciclo, mas a maioria faz essa repetição) O trem parte e Rodney diz: “Eu não vou decepciona-lo pai. Vai ter orgulho de min” (Afirmando a marca deixada pelo pai.)

 

Chegando na empresa o grande soldador: Na chegada em Robópolis vários pessoas passam rapidamente. Por esse motivo ninguém da atenção a ele (Afinal, em nossa vida corrida não temos tempo para ficar parados.) Manivela encontra Rodney, tira uma foto e cobra 50 pratas. Uma apologia rápida é feita ao homem de lata de “O mágico de oz”, quando três robôs cada um seguram uma placa “Homem de lata, latinha, latão” e o próprio homem de lata passa no momento. As contradições sociais são mostradas quando vê um mendigo, um vendedor de produtos piratas, um dançarino de rua e uma grande ironia no momento em que há um detector de metal para robôs. (É uma forma de dizer que a sociedade não aprova os próprios indivíduos.) Ele pega um transporte maluco e encontra novamente com manivela. Diz a Rodney: “Bem vindo à cidade grande. Se você se der bem aqui vai se dar bem em qualquer lugar. Mais se você não se der bem aqui, bem vindo ao clube.” (Se você não se adapta é um rejeitado, assim como Manivela.) Na chegada o robô vermelho diz conhecer a cidade como a palma da mão e de repente um martelo gigante o acerta. (Significando a elite da sociedade esconder tal visão das pessoas.) Chega até a fábrica quando Tim- o porteiro brinca de abrir e fechar a porta. (Significando uma forma como é cíclico o problema social.) Descobre não ser a verdade atual a informação dada no programa, isto é, é uma empresa capitalista e só se entra como empregado. Dom aço (o novo chefe) ignora o povo e transforma uma empresa de intuito social com o grande soldador para uma de cunho lucrativo e capitalista visando o lucro através da venda de peças uniformes para quem pode comprar e o fim do antigo slogan “Você pode brilhar, não importa do que seja feito.”.  para um novo e será: “Porque ser você, se você pode ser novo?” de faze-los sentir de forma inferior para comprar novas peças. O vídeo por ele mostrado aparece com um exército de pessoas da mesma forma. (É algo ideal no capitalismo, isto é,um exército de operários sempre as suas ordens, obediência e pilar de sustentação. Deve- se lembrar também que, como Michel Foulcault afirma, até mesmo a elite é afetada por isso.) Para Dom aço quem não puder comprar tais peças será considerado. Enquanto Rodney tenta subir para ver como estão as coisas ele se atrapalha e finalmente consegue entrar na reunião. O bule quase machuca Dom aço e Rodney o segura a tempo. (Mesmo não concordando com o capitalismo dependemos dele e de seus agentes.) Ele é levado a força para fora e vê a mudança de Slogan para: “Porque ser você, se você poder ser novo?” O pó que cai sobre ele é magnético e muda de forma a cada vez que tenta tira-lo (mostrando diferentes tipos de cabelo e barba explicita as mudanças ocorridas na adolescência, época em que Rodney parece estar). Tim zomba de Rodney ser sonhador e por estar magnetizado todo metal inclusive lixo é atraído sobre ele (quando se tenta mudar as coisas as pessoas não sendo capazes de tal tentam impedir o indivíduo de faze-lo. É um mecanismo social muito inteligente, isto é, os membros da sociedade impedem sua melhora, mesmo que inconscientemente.) Nesse caminho tira uma peça nova de um robô e passa para outro- ficando um triste e outro feliz respectivamente. (uma cena insinuante quanto ao ideal social do filme, isto é, da elite econômica.) Rodney bate em um placa do grande soldador e sai por sua parte traseira. (como se houvesse se tornado um lixo da sociedade e merecesse ser descartado, caindo inclusive no lixão.) Cai no lixão e o caminho para onde os varredores (colhedores de peças remanescentes) vão é mostrado. (Lá um exercito de operários cava sua própria cova cortando peças remanescentes. Eles parecem ser o proletariado ilegal e escravizado. Marx chama o proletariado ilegal de Lumpem proletariado.) Madame Junta (A mãe de Dom aço) aparece como uma chefe autoritária. (A verdadeira face do capitalismo, ou seja, ele até certo ponto parece atraente, porém, se um indivíduo chega a enfrenta-lo totalmente a força se torna necessária.) O pai de Dom aço foi acorrentado pela esposa por não se adaptar (representando o Feudalismo, isto é, o capitalismo estagnou o feudalismo).  Madame Junta contrariamente é feita de peças sobressalentes. Parece ter sido alguém com vida sofrida procurando por vingança.

 

Conhecendo o mundo do proletário: Manivela rouba o pé de Rodney por falta de peças (Sem saber aonde ir e a real solução para seus problemas o povo rouba de si mesmo. É o que acontece com a criminalidade.) Após derrubarem bolinhas os dois fazem uma bela dança (irão com certeza formar um belo par de ação durante o filme) e Manivela acaba perdendo a cabeça. Quando a procura chuta várias vezes sem perceber. (Ficando sem o conhecimento, a mente fica vazia e o corpo não sabe o que fazer).  Diesel utiliza duas caixas de voz. Uma de lutador estilo luta livre, outra de cachorro. (Uma é muito animada outra é muito manipulável. Não é assim como o proletariado deve agir.) Piper acha o Bule voador e o entrega a Rodney. Manivela vai comprar a peça separada para se consertar e vê o seu fim, já que elas não são mais vendidas. Só precisa de uma junta do pescoço (ligação corpo e mente, ou seja, pensamento e ação para que a revolução seja feita) quando chega Rodney como esse elo e o concerta, além de vários outros. Piper reluta e não aceita a situação, Diesel, sendo uma criança a imita. O resto nada faz. Diesel de repente pega uma caixa de voz e diz: “A força é poderosa...” Definindo o fim do filme. Manivela revela ter sido um pára-choque e mudou após terem colocado a manivela (Talvez seja por isso que esteja tão estragado. Após ter recebido tanta pancada não agüentou e se tornou uma manivela guiadora, ou seja, após muitas lutas e feridas o povo se prepara.) Um grupo alternativo de Hap passa em um veículo nesse momento e os varredores também. Piper explique que eles levam os robôs derretem as peças para fazer outras. (A sociedade tem sua mudança a partir de si mesma e suas partes, algumas vezes acaba por consumir a si mesma em sua destruição.) Ela confirma todos estarem precisando da presença do Grande soldador.

  Aparece Tia Turbina. A dona de uma pensão acolhedora robôs ultrapassados. Possui o amor para tentar salvar a sociedade aos poucos, sendo essa sua maior característica. Uma referencia ao Brasil é feita com “Eu sou Rodney da Bahia, não, eu sou Rodney Lataria.” Quando Rodney agradece ela diz: “Grande prazer, viu uma necessidade atenda.” Lembrando a fala de O Grande Soldador, revelando ser apaixonada por ele.  Quando vai ao quarto de Manivela primeiro vê-se Piper se maquiando e ouvindo música. (Mesmo sem a possibilidade de chegar ao topo da sociedade capitalista é dada ao povo à ilusão de se parecer com ele, portanto, por isso Piper tenta inconscientemente parecer com a elite.) A alimentação é ruim, já que Lug esta na troca de óleo pela terceira vez (o que parece significar diarréia, dando um teor ruim a alimentação). O quarto de Manivela é quase como uma oficina e antes de dormir os dois conversam, fazendo Rodney conhecer ainda mais a vida do proletariado. Lamenta por não ligar ao pai contando as coisas fantásticas. Se decepciona por todo ocorrido e chama Manivela de amigo surpreendendo-o. Apesar do cansaço começam a se divertir juntos. Todos entram na brincadeira, sendo que com tia Turbina faz toda a casa feder e o posto desmaiar, dando a ela um sinal de saúde ruim e incomodando a todos. (Se a saúde do proletariado fica ruim a um ponto significativo a elite é também afetada.)

 

Começando a revolução: Quando todos acordam Rodney pergunta o que farão. Eles estão se enchendo de óleo quente e é isso seu afazer diário. Afirma ir procurar o Grande Soldador e Lug diz: “Ai. Quer um conselho? Nunca tente nunca falhe. Esse é o meu lema de vida.” (E dessa forma o proletariado vive consumindo a si mesmo.) De repente vários robôs vão enfrentar o dono da loja por não haver peças. Quando diz que só tem peças novas aparece um carro com parte do Slogan; “Porque ser você?” Uma robô aparente mais velha diz: “Eu gosto de min do jeito que sou.” E uma grande briga se produz porque ninguém pode pagar por elas. Quando alguém lembra ter visto Rodney consertando Manivela vão até ele atrás de concerto. Manivela diz: “Só quem tem plano de saúde. To zuando, podem vir.” (Pela forma como o filme apresenta somente tem direito a saúde e mecânicos (médicos) quem pode pagar. Nossa sociedade não é muito diferente é?). Quando um robô pede concerto e simplesmente desmonta os outros vão pegar suas peças (É o proletariado sem conhecimento consumindo a si mesmo.) e Rodney os impede, consertando a todos e os conquistando.  Tia Turbina derruba várias pessoas em fila (Começa-se um efeito cascata quando tudo vai bem.) Entre os três primeiros um perdeu o braço e o braço gruda dizendo: “Braço de ferro”, o outro perde a cabeça e o terceiro está preso a um Pneu. (A força, a inteligência a liberdade perdidas são representadas nesses três robôs). Madame junta descobre sobre o movimento e tenta reprimi-lo junto a dom aço. Inesperadamente mais um grande grupo de robôs aparece quando também uma carta de seu pai que esta perdendo as peças e próximo de ir para o ferro velho. A solução é encontrar o grande soldador. O bule voador os lembra do baile Grande Soldador onde sempre houve a presença do grande soldador. Rodney e Manivela se fingem de membros da alta sociedade e com pressão a Tim (O porteiro) conseguem entrar. O bule voador, como um representante do povo é usado como recipiente para bebidas. (O povo serve sempre ao uso da elite). Dom aço tenta conquistar Cappy e falha. Uma moça da elite se interessa pelo jeito “diferente” de Manivela. (Algumas pessoas atualmente se sentem inconformadas com tal situação e para alguns a vida se tornou chata, procurando algo diferente.) O grande soldador não vai ao baile. Rodney revela não ser um nobre e a policia corre atrás dele. (A polícia é o órgão repressor a serviço do capitalismo). Faz o sinal para chamar Manivela enquanto esse está dançando. Todos na festa estão extremamente parecidos (vestidos de forma a representar a elite e uniformizados) e os três Cappy, Manivela e Rodney fogem. Cappy inicialmente o leva a estação ferroviária e é convencida a leva- lo até o Grande soldador- mudando totalmente o comportamento.  É a representante da elite como forma de mudança. (Como uma representante da elite tem maior acesso as informações.) Manivela leva a dama até em casa e quando a entrega é capturado por um varredor. 

 

Encontrando o grande soldador e concluindo a revolução: Rodney encontra seu ídolo em um local fechado e cheio de conhecimento- uma grande biblioteca lá existe. É a oficina do grande soldador. Derruba uma grande quantidade de dominós enfileirados e o traz a tona. Ele desistiu de seu feito e contou ter sido expulso pelo fato de Dom aço  considerar dinheiro o mais importante. Ao chegar na zona de destruição das peças Manivela consegue pernas femininas (a função sócias das mulheres era extremamente conservadora). Rodney liga para seu pai e vê como ele está e conta as negatividades ocorridas e o pai diz: “Um sonho pelo qual não lute, pode assombra-lo pelo resto da sua vida.” Reforçando o comportamento revolucionário de Rodney. Quando tenta convencer todos de seu grupo a lutar contra Dom aço eles estão prestes a desistir, porém, chega o Grande soldador pronto para a luta. Todos concordam e o seguem. Grande soldador volta a empresa pronto a mudar as coisas. Dom aço o engana e manda prende-lo. Grande soldador, Rodney e Cappy fogem causando grande tumulto na cidade. Enquanto isso do lado de fora Piper diz a Manivela, Lug, diesel e crunk sempre a fazem passar vergonha (Existem diferenças muito grandes entre o comportamento masculino e feminino vistos socialmente.) Já na fábrica de destruição de peças sobressalentes a força individual de cada um aumenta. Mesmo assim não é suficiente contra todo o exército de robôs cortadores de peças e tecnologia armamentista existente (exército alienado defensor do capitalismo). Por isso Piper chega com vários dos robôs proletários e os ajuda na luta. Eles ganham dando cada um o máximo de si. Uma pequena referencia ao México é feita em diesel e Krunk. (Um é atirador mexicano e outro lutador de luta livre). Uma alusão ao filme Matrix é feita no movimento duplo entre Piper e Cappy. Dom aço vem com a tecnologia (inteligência) e Madame Junta (Autoritarismo). Rodney e seu grupo saem vitoriosos (os proletários), Madame Junta cai no aquecedor e derrete (significando que a autoridade do capitalismo se foi) e Dom aço cai na mesma posição de seu pai- pendurado em uma corrente no alto- (significando a estagnação do capitalismo) e eles começam a comemoração.

  Acredito que Marx seja representado pelo Grande Soldador, no sentido de ter sido o criador da idéia revolucionária a qual gira o filme. O grupo de Rodney o partido, o resto das pessoas o proletariado, os cortadores de peças e a policia o exército defensor e alienado do capitalismo.  Dom aço junto com sua mãe os donos do meio de produção. Madame junta o autoritarismo, Dom aço a inteligência, e o pai de Dom aço o feudalismo em sua estagnação. O chefe do pai de Rodney, uma caixa registrado, significa a dependência do capital, além da existência da mídia vista pelo programa a qual Rodney assiste.

 

A comemoração: Todos voltam para Rivet Town e Rodney consegue para seu pai, além do resto dos robôs as peças sobressalentes. (Significando a conquista com dos direitos, poder e liberdade do proletariado.) O pai enfrenta o chefe (significando o fim da dependência do capital) realizando o sonho de se tornar músico. Grande soldador diz lataria ser seu Robô braço direito e no futuro seu sucessor. O homem de lata de “O mágico de oz” aparece e menciona ter um coração porque dói (no filme “O mágico de oz” ele não tem um coração). Lug, Piper, Bule voador e Diesel dançam Free Style, o baterista tem aparência africana (Fazendo referencia a África). Diesel recebe uma nova caixa de voz de Grande soldador e passa a cantar James Brown. A invenção de guarda-chuva na cabeça mostrada no inicio do filme reaparece, Manivela reencontra sua dama e Bule voador chuta para longe Tim (o porteiro), dando fim ao último resquício da forma de viver anterior. Tudo isso acontece de forma disfarçada e até cômica, fazendo- nos rir do filme. No entanto, rir do filme é rir da própria desgraça, mesmo que feito inconscientemente.

 

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Escrito por: Rafael Pisani

 

Observação: No servidor anterior foi postado no dia 25/03/2013

 



[1] What to expect the first fifty Thousand miles. É esse o título a aparecer na tela.