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O cazumbi da concha acústica

14 de Novembro de 2014, 17:35 , por Mais Poemas e Outras Artes dos Sentimentos - | No one following this article yet.
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Meu tio Arquimedes Antero Antunes foi pedreiro uma vida. Isso quer dizer toda a vida mesmo. Depois do parto, a mãe morreu. O pai, Arquimedes Antônio Antunes, não teve outro jeito senão levar a criança para onde fosse. E ele não se sentia bem em outro lugar a não ser em uma construção. Podia ser uma taipa na Linha das Palmeiras ou uma mansão na rua dos ricos. A mão na massa, como ele repetia, fazia um homem.
Foi assim que meu tio Arquimedes Antero Antunes aprendeu a viver. Para ele, existiam duas coisas: ou a parede estava alinhada, ou cairia. Não tinha essa de dar um jeitinho enchendo com reboco. Ele não precisava do prumo para saber se algum tijolo ou pedra estavam desalinhados. Bastava uma olhadela. Diferente de outros bons pedreiros, Arquimedes não fechava um olho para fazer essa verificação. Não poderia. Um pedregulho o cegara do olho direito antes de findar os anos de 1970.
Aos 40 anos, Arquimedes Antero Antunes recebeu a incumbência de construir a concha acústica da então Praça da Bandeira. A maravilha fazia parte da modernidade que alcançava o centro da cidade, e que começara com a mudança no traçado do leito do Rio dos Queimados depois das intermináveis queixas recebidas pelo prefeito por conta dos alagamentos. Antes de atender aos eleitores, ele pensou na economia em pontes e pontilhões.
Retificado o rio para que as áreas próximas fossem ocupadas por construções, e instalado o obelisco no final Rua do Comércio, iniciaram as obras na Praça da Bandeira, com a construção da concha acústica e de um incrível chafariz que jorraria águas coloridas e dançantes ao ritmo da música tocada na vitrola do subsolo.
O projeto de Remy Antônio Fávero para a praça foi mais do que atualizar um espaço público: definiu que as pessoas andariam sobre caminhos limpos, de pedra, em lugar de pisarem sobre a grama. Também definiu que era findo o tempo em que as vaquinhas podiam ser levadas para pastar na praça. Para isso, tinha o campo de futebol do Guaycurus. João Romani, meu avô, mestre agricultor, artesão seleiro e exímio condutor a pé de manadas de porcos de Concórdia até o embarque dos animais em Marcelino Ramos nos vagões da ferrovia São Paulo-Rio Grande, guardou uma foto da praça que desaparecia, balançando a cabeça, e mesmo morando a 50 passos da praça, nunca mais pisou nela.
Assim que Arquimedes Antero Antunes entrou no buraco para tirar as medidas e verificar a densidade do solo, sentiu um calafrio e sua visão ficou turva. Distinguiu, em meio ao falatório que ocorria na borda do buraco, entre curiosos, o prefeito e o engenheiro, uma voz rouca que falava em sua direção. Estendeu o braço na direção da voz, como se medisse a distância para tocar em algo ou alguém, e recebeu um puxão que o colocou com o rosto dentro de uma poça de lama. Logo veio um enorme peso nas costas, esmagando-o. Ele, com a boca e narinas entupidas de lama, começou a se debater em busca de ar. Foi o prefeito que desceu pela borda barrenta do buraco para pôr Arquimedes em pé. Ainda afogado, com o rosto rubro e empapado de lama e suor, recebeu do prefeito violentos golpes de mão aberta nas costas, ao ponto de cuspir sangue.
No dia seguinte, o pedreiro chegou cedo ao buraco. Nuvens de chuva escondiam o sol de primavera. Ele desceu pela borda de terra para ver as condições para iniciar a obra. Estava gelado lá embaixo. Aquele ar mais pesado vinha de uma rachadura junto ao fundo, a Oeste, na direção da Escola Deodoro. Arquimedes esticou os braços e andou naquela direção, cego, procurando tocar o ponto de vazamento. Acertou na primeira e mediu a fissura, colocando dois dedos inteiros. A terra mole cedeu e logo os braços estava enterrados até os cotovelos. As pontas dos dedos começavam a amortecer, tamanho era o frio do outro lado. Com um pouco de esforço, a terra caiu, abrindo uma passagem por onde o pedreiro conseguiu enfiar a cabeça e o ombro. Ao longe, viu um ponto de luz. Ele voltou e colocando-se em pé começou a dar ordens aos auxiliares, para que fincassem estacas e baixassem areia, cimento, ferros e pedregulho, além de pás, picaretas e colheres, e começassem a colocar os caixios. Acreditou que a passagem onde estiver nada mais era do que um túnel natural, e a coisa lampejante, um facho de luz de alguma ranhura até a superfície.
O trabalho foi pesado durante todo o dia. Ao anoitecer, os trabalhadores recolheram seus apetrechos e foram para suas casas. Arquimedes estava em pé sobre uma pedra olhando para a obra. Percorreu com os olhos todos os cantos. Fixou os olhos no local em que estivera pela manhã. Deu um suspiro e rumou para uma noite de sono.
Às 6h45min Arquimedes chegou na praça. Uma fila de operários da Sadia voltava para casa, olhando na direção da obra e comentando que em breve todos poderiam levar seus filhos para brincar na roda-gigante que seria instalada no parquinho atrás da concha acústica.
O pedreiro desceu ao fundo do buraco os seus ajudantes começavam a baixar os equipamentos. Ele deu as ordens do dia e antes de subir para comandar as atividades, observou que um de seus auxiliares, e ele já imaginava quem, havia tapado a fissura com uma treliça de ferro. De nada adiantará, pensou com um sorriso irônico, isso tudo ficará atrás de uma grossa parede de pedras.
O tempo bom fez com que a concha estivesse em pé em duas semanas. Mais uma e o cimento estaria pronto para os assentamentos finais, e a obra seria entregue ao prefeito para a festa de inauguração, cujo panfleto convocatório assinalava o Coral Santa Cecília como a principal atração. Arquimedes já decidira que naquele dia de festa estaria na calçada ao lado da igreja, comendo pastel e bebendo uma cerveja no Estrela, quiçá conversaria com o proprietário, pedindo-lhe que contasse mais uma vez a sua luta com a mulher-gorila quando o Circo Americano estacionara na Rua D. Pedro II.
No entardecer do último dia de trabalho na concha acústica, quando todos, exaustos, combinavam se encontrar logo mais para uma memorável bebedeira, Arquimedes permaneceu em um canto daquela construção. Ali em breve seria instalado o banheiro masculino. Ficou ali, apenas observando a porta, a escada do lado de fora, as copas das árvores e no horizonte o sol se pondo vagarosamente atrás das montanhas que circundam Concórdia.
A passarada parou o barulho e Arquimedes se moveu. A escuridão já era completa. Alguma luz tênue e amarela vinha dos postes da rua ao longe. Uma lufada de ar gelado bateu no pedreiro. Arregalou os olhos, imaginando uma inadmissível falha com vazamento na parede diante de seus olhos. Aproximou-se da parede e passou a mão do teto ao chão, nada encontrando. Sentiu alguma coisa, como um comichão, na sola dos pés, vindo do solo, e que ultrapassava a sola grossa das botas de borracha. Ajoelhou-se, tocando com as mãos espalmadas o cimento ainda fresco do reboco. As mãos começaram a formigar ao mesmo tempo em que sensações de calor e frio tomavam-lhe o corpo. Ele começou a suar ao ponto de escorrer água de sua testa. Seus olhos já não tinham mais o que arregalar. Duas mãos magérrimas saíam do chão em direção a Arquimedes, segurando seus pulsos, prendendo-o naquela posição. E em seguida, um corpo volátil, acinzentado e malcheiroso surgiu, balbuciando coisas ininteligíveis. Arquimedes tentou se livrar empurrando-se para cima, para se colocar em pé. Ao erguer a cabeça, viu uma corrente que prendia os tornozelos daquela criatura. 
Dikamba, dikamba... ku jiba foram os sons que Arquimedes, meu tio, mestre pedreiro de mão cheia ouviu antes de perder os sentidos.
Raiava o dia quando o prefeito chegou para averiguar toda a obra. Ouvia-se ao longe suas palmas de satisfação e alegria a cada detalhe explicado pelo engenheiro. Menos quando o prefeito deparou-se com Arquimedes estirado no chão, murmurando alguma coisa sem parar. O engenheiro fez várias vezes um sinal para o prefeito, com o polegar direito empinado em direção à boca. O prefeito passou as mãos nos cabelos e deu as costas ao pedreiro.
Todas as sete noites seguintes, Arquimedes, entrou sorrateiramente no banheiro sob a concha acústica da Praça da Bandeira, carregando sua espátula. Reforçou ferros, camadas de cimento e pedras do chão. Na última noite, ao findar o trabalho, encaminhou-se para o Colégio São José, pulou a cerca e dirigiu-se a uma pequena capela construída pelas irmãs no mesmo local em que bugres e negros foram acorrentados e açoitados quando da colonização. Acendeu muitas velas nesta primeira vez. E assim o fez durante anos, uma vela a cada noite, período em que nenhum cometário se fez a respeito da criatura que mora sob a concha acústica da praça.
Não sei como será daqui para a frente. Meu tio morreu ontem.

(imagem do concórdia-sc.blogspot.com)
Fonte: http://poemaseoutrasartes.blogspot.com/2014/11/o-cazumbi-da-concha-acustica.html