Flávio Bécco, Coordenador do FRJS compõe a mesa e Rodney Torres, Conselheiro da Região expõem os problemas
Vereadores da Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab) da Câmara Municipal de Porto Alegre deverão visitar as obras da Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, na zona norte da Capital, na próxima sexta-feira (20/3), às 9h30min. A decisão foi tomada pelo presidente da Cuthab, vereador Waldir Canal (PRB), durante reunião da Comissão que discutiu o tema com a comunidade da região e representantes do Executivo estadual e municipal.O coordenador do Fórum Regional de Justiça e Segurança da Região Eixo Baltazar, Flávio Bécco, afirmou que a Avenida “não funciona” e reclamou da falta de abrigos de ônibus suficientes. Entre os vários problemas elencados por Bécco estão o estado precário das calçadas, que precisam ser alargadas, corredores de ônibus estreitos, e a necessidade de colocação de limitadores de velocidade ao longo da Avenida e de sinalização vertical.
Bécco também salientou que a comunidade do Eixo Baltazar resolveu procurar os vereadores porque não consegue abrir um canal de diálogo com o Estado e o Município. “Queremos saber quando a Baltazar será inaugurada de verdade.” Outros problemas apontados pela comunidade do Eixo Baltazar incluem o desnível das pistas, o desalinho e estreitamento das calçadas, a ausência de barreiras de proteção, calçamento inacabado, falta de rampas de acesso para cadeirantes e a conversão abrupta da pista dupla para a pista única.
SemáforosO coordenador do projeto Linha Rápida, da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan), Flávio Heinz, afirmou que as obras na Baltazar estão praticamente concluídas, faltando apenas a colocação de novos semáforos, que deverão ser instalados nos próximos dias. “As obras na Avenida deverão ser concluídas na segunda quinzena de abril.”Ele também afirmou que a Baltazar possui rampas para cadeirantes em toda a sua extensão e que o aumento da largura das calçadas ainda depende de desapropriações com pendências judiciais. Segundo Heinz, o problema quanto à largura do corredor de ônibus, que causou dificuldades para o acesso dos ônibus, se explica pelo financiamento pelo BNDES exigir frota padronizada. “As frotas padrão e articuladas conseguem acessar o corredor.”
Maria Cristina Ladeira, representando a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), ressaltou que a Baltazar é um dos eixos viários “mais carregados”, com circulação de cerca de 150 ônibus em horas de grande movimento. Segundo ela, os novos semáforos já foram adquiridos pela EPTC, que deverão ser implantados por empresa já contratada pela Metroplan.
Agilidade
Morador da região, o vereador Paulinho Rubem Berta (PPS) destacou a dimensão e importâncias das obras que estão sendo realizadas naquela via arterial, mas cobrou um prazo de conclusão para as reformas. Alceu Brasinha (PTB) ressaltou que sempre cobrou agilidade ao governo do Estado, mas reconheceu que as obras estão sendo feitas. Ele lembrou que muitos comerciantes da região faliram em decorrência dos transtornos causados pelas reformas. O vereador Engenheiro Comassetto (PT) cobrou abertura de diálogo com a comunidade por parte do Executivo e a conclusão das obras. “Há um problema de gestão pública nesse caso.”
O vereador João Pancinha (PMDB) sugeriu que a Cuthab peça providências à Metroplan quanto aos consertos a serem feitos em vias laterais da Baltazar, utilizadas como desvios de tráfego durante as obras, e informações sobre o processo de desapropriações a serem feitas. Também estiveram presentes à reunião os vereadores Nelcir Tessaro (PTB) e Mauro Pinheiro (PT).
Carlos Scomazzon (CMPA/reg. prof. 7400)
Bécco também salientou que a comunidade do Eixo Baltazar resolveu procurar os vereadores porque não consegue abrir um canal de diálogo com o Estado e o Município. “Queremos saber quando a Baltazar será inaugurada de verdade.” Outros problemas apontados pela comunidade do Eixo Baltazar incluem o desnível das pistas, o desalinho e estreitamento das calçadas, a ausência de barreiras de proteção, calçamento inacabado, falta de rampas de acesso para cadeirantes e a conversão abrupta da pista dupla para a pista única.
SemáforosO coordenador do projeto Linha Rápida, da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan), Flávio Heinz, afirmou que as obras na Baltazar estão praticamente concluídas, faltando apenas a colocação de novos semáforos, que deverão ser instalados nos próximos dias. “As obras na Avenida deverão ser concluídas na segunda quinzena de abril.”Ele também afirmou que a Baltazar possui rampas para cadeirantes em toda a sua extensão e que o aumento da largura das calçadas ainda depende de desapropriações com pendências judiciais. Segundo Heinz, o problema quanto à largura do corredor de ônibus, que causou dificuldades para o acesso dos ônibus, se explica pelo financiamento pelo BNDES exigir frota padronizada. “As frotas padrão e articuladas conseguem acessar o corredor.”
Maria Cristina Ladeira, representando a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), ressaltou que a Baltazar é um dos eixos viários “mais carregados”, com circulação de cerca de 150 ônibus em horas de grande movimento. Segundo ela, os novos semáforos já foram adquiridos pela EPTC, que deverão ser implantados por empresa já contratada pela Metroplan.
Agilidade
Morador da região, o vereador Paulinho Rubem Berta (PPS) destacou a dimensão e importâncias das obras que estão sendo realizadas naquela via arterial, mas cobrou um prazo de conclusão para as reformas. Alceu Brasinha (PTB) ressaltou que sempre cobrou agilidade ao governo do Estado, mas reconheceu que as obras estão sendo feitas. Ele lembrou que muitos comerciantes da região faliram em decorrência dos transtornos causados pelas reformas. O vereador Engenheiro Comassetto (PT) cobrou abertura de diálogo com a comunidade por parte do Executivo e a conclusão das obras. “Há um problema de gestão pública nesse caso.”
O vereador João Pancinha (PMDB) sugeriu que a Cuthab peça providências à Metroplan quanto aos consertos a serem feitos em vias laterais da Baltazar, utilizadas como desvios de tráfego durante as obras, e informações sobre o processo de desapropriações a serem feitas. Também estiveram presentes à reunião os vereadores Nelcir Tessaro (PTB) e Mauro Pinheiro (PT).
Carlos Scomazzon (CMPA/reg. prof. 7400)
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