Da mesma forma que o artefato que explodiu na sede do Instituto Lula teve consequências mais morais que materiais, como um aviso do que pretendem fazer contra os "petralhas" os homens de bem desse "novo Brasil" que vai tomando forma, a prisão de José Dirceu tem justificativa e significado muito mais profundos que possa expor o texto do juiz Moro, autor da ordem para trancafiar o ex-ministro.
Na verdade, não se prendeu Dirceu.
Foram trancafiados Lula e Dilma, a alta cúpula do PT, seus milhões de simpatizantes - e, por fim, jogou-se na cadeia um projeto de país menos desigual, com menos miseráveis e mais esperança.
O simbolismo da prisão de Dirceu é claríssimo: por tudo o que no Brasil se chama "imprensa" já imputou a ele, todas as maldades, crimes, desfeitas e traições que lhes foram atribuídas, o ex-ministro encarna a podridão absoluta do partido que ajudou a fundar e que, para desespero da oligarquia, chefia o Executivo nacional desde 2003.
Condenado em um processo político, Dirceu poderia estar no ostracismo, se não fosse a necessidade de, por falta de outros bodes expiatórios tão grandes, reconduzi-lo à ribalta.
Com direito a luzes, câmeras, muita ação - e, se possível, algemas.
Um dos principais responsáveis pela estratégia petista de poder, e, consequentemente, pelo êxito da política do governo Lula, político com invejável currículo de lutas democráticas, Dirceu é o homem certo para servir de exemplo: na falta do chefe, elimina-se um de seus antigos e principais lugares-tenentes, pois as pessoas precisam, de uma vez por todas, se convencer que este país tem dono.
As prisões curitibanas se entopem de ladrões, vigaristas, corruptos, corruptores, delatores e, principalmente, inocentes úteis.
Fora dela, os homens de bem constroem um país marcado pela injustiça, intolerância, ódio, brutalidade - um país que cultiva a infâmia.
Motta
Novidades
- Musicóloga expõe em livro seu rico universo particular
- Rodrigo Marconi mostra seus outros "eus" em novo álbum
- Jazz Cigano invade novamente Piracicaba
- Danilo Caymmi e Cláudio Nucci abrem Festival de Artes e Saberes das Águas
- Leandro Bertolo lança novo álbum com produção de Kleiton Ramil
- Um piano versátil. E uma homenagem a Tom Jobim
- Alfredo Dias Gomes presta homenagem ao ídolo Elvin Jones
- Luís Martins reúne time de craques em seu novo trabalho autoral
- Menescal comemora 86 anos como gosta: no palco
- Saxofonista e flautista Fernando Trocado lança primeiro álbum autoral
- Neta de Dias Gomes e Janete Clair lança EP autoral
- Novo álbum do baixista Zuzo Moussawer homenageia a cidade de Santos
- Festival integra música e arquitetura dos principais palácios brasileiros
- Brasileiro compõe peça para "piano robô"
- Filho de Paulo Leminiski e Salvadores Dali recriam "Dor Elegante"
- Poeta premiada escreve livro para "homem inventado"
- Maria Rita Stumpf canta o Brasil profundo em seu novo álbum
- Edvaldo Santana pede mais humanidade em novo single
- Caverjets, a banda que toca rock anti-Bolsonaro
- Armando Lobo reinventa a música nordestina
- Max Riccio revive violão do início do século XX
- Festival Levada comemora dez anos com quatro dias de shows
- Fotos de Sil Azevedo eternizam seu universo peculiar
- Esplendor do Cine Metro é recriado em documentário brasileiro inovador
- Obra de Denise Emmer chega às plataformas digitais
Posts do blog
- 2016 (105)
- 2015 (211)
- Dezembro (20)
- Novembro (22)
- Outubro (16)
- Setembro (17)
- Agosto (22)
- Julho (15)
- Junho (19)
- Maio (17)
- Abril (17)
- Março (16)
- Fevereiro (16)
- Janeiro (14)
- 2014 (167)
0 comunidades
Nenhum(a)