Epic Games, Unity e Valve, três das maiores empresas do mundo dos games, anunciaram que vão disponibilizar gratuitamente os seus motores gráficos. A novidade surgiu na Game Developers Conference (GDC) 2015, evento que acontece esta semana em São Francisco (EUA).
O motor gráfico, também conhecido como game engine, é totalmente invisível para o gamer, mas é extremamente importante para o negócio das empresas do setor. Podemos dizer que é um pacote de funcionalidades disponibilizadas para facilitar o desenvolvimento de um jogo. Entre essas funcionalidades estão motores que simulam a física no ambiente do game, suporte a animação, sons, inteligência artificial, linguagem de script, entre outras coisas. A ideia, basicamente, é agilizar o processo de criação de um game, uma vez que o mesmo motor pode ser usado para criar diferentes títulos.
De acordo com o Business Insider, a Epic Games, mais conhecida pela série Gears of War, licenciou a Unreal Engine para centenas de outros desenvolvedores que, em seguida, utilizaram o motor para criar outros jogos de sucesso, como a franquia Mass Effect e o esperado Mortal Kombat X. O licenciamento da Unreal Engine é uma importante fonte de renda para a Epic Games, que costuma cobrar royalties de 25% sobre a receita de projetos criados com a ajuda do motor gráfico – estamos falando de valores que beiram a casa dos US$ 50 mil.
Durante a GDC do ano passado, a Epic disponibilizou a versão mais recente da Unreal Engine para os desenvolvedores por meio de um modelo de assinatura, que custava cerca de US$ 20 por mês. Na ocasião, a Epic também liberou o motor para estudantes.
Esta semana a empresa foi além e liberou gratuitamente a ferramenta. Porém, os desenvolvedores que a utilizarem para fins comerciais deverão pagar 5% de royalty sobre qualquer projeto que fature mais de US$ 3 mil em um trimestre.
O principal concorrente da Epic é a Unity. Enquanto o motor da Epic sempre focou em fornecer experiências com gráficos impressionantes e chamativos, a Unity se voltou ao fornecimento de um suporte estável, acessível e de confiança para desktops, celulares e até mesmo para o Gear VR, o óculos de realidade virtual da Samsung.
A Unity aproveitou a GDC deste ano para apresentar o novo motor de jogos Unity 5 e, em seguida, anunciou uma nova forma de assinatura gratuita. Desenvolvedores que faturarem até US$ 100 com projetos criados com base em seu motor não pagam absolutamente nada para a empresa; já aqueles que ultrapassarem essa marca terão que pagar US$ 75 por mês ou US$ 1.500 de uma só vez, sem recolhimento de royalties.
A Valve também não ficou de fora dessa nova “onda” e anunciou o Source 2, a versão mais recente do seu motor gráfico. A empresa também disse que terá um plano gratuito, mas os detalhes ainda são escassos.
A ascensão lenta da realidade virtual e dos dispositivos móveis indica que a demanda por motores gráficos e ferramentas para desenvolvimento de aplicativos vai ser maior do que nunca.
Tanto a Epic Games quanto a Unity e a Valve querem ser a principal escolha dos desenvolvedores que optarem por criar experiências interativas, mesmo que isso signifique oferecer parte do serviço de graça.
Importante ressaltar que nenhuma das três engines tem licenças abertas ou livres. Todas as três são soluções proprietárias.
Com informações de Business Insider e Canaltech.