toicon, coleção de ícones gratuitos representando ações
18 de Janeiro de 2016, 19:17Volta e meia mostramos por aqui uma ou outra coleção interessante de imagens, fonte e ícones. Agora ampliaremos as opções mostrando uma interessante coleção de ícones gratuitos representando dierentes ações, que pode ser encontrada em toicon.com.
toicon é um projeto que nasceu em 2015 em Amsterdam, quando uma empresa trabalhava para um cliente no setor de impressão 3D e necessitava de ícones que representassem conceitos “diferentes”, como pré-aquecer, por exemplo.
Com esse problema em mãos, começaram a desenhar ícones representando ações, verbos como ler, atualizar, apagar… e criaram várias séries desenhadas a 32px e cuidadas até o último desenho, embora seja possível encontrar alguns de 64px.
Foram usadas formas e cores, embora os tons e paletas possam ser editados para se adaptarem a qualquer desenho que tenhamos em mãos.
Vale frisar que todo material disponível é único e com licença Creative Commons.
Na verdade, conseguiram lançar o projeto graças a kickstarter, e agora oferecem todo o material de forma gratuita, devendo, apenas, mencionar seus autores.
Para começar usar os ícones, basta navegar por suas categorias ou digitar um verbo (em inglês) no buscador da página principal, que obterá, dessa forma, uma ampla lista de ícones, tanto coloridos como em preto e branco, e todos com a opção de download e informações sobre o autor e série.
Com informações de toicon e Wwwhat’s New.
Instalando o programa de pintura digital MyPaint no Ubuntu
18 de Janeiro de 2016, 17:46Se você procura uma ferramenta para criar e editar pinturas no seu PC, veja como instalar o programa de pintura digital MyPaint no Ubuntu Linux e derivados.
O programa de pintura digital MyPaint é uma ferramenta ágil e fácil para os pintores digitais. Ele permite que você se concentre na arte, em vez do programa. Você trabalha em sua tela com um mínimo de distrações, trazendo a interface somente quando você realmente precisa dela.
O programa possui um suporte básico de camadas, uma interface de usuário simples e minimalista, além ter sido projetado para o uso em tablets sensíveis à pressão, como as feitas pela Wacom e muitos dispositivos semelhantes.
Ele vem com uma grande coleção de pincéis, incluindo carvão e tinta para emular um pincel real, mas o engine de pincéis é versátil e altamente configurável, e fornece ferramentas produtivas úteis. Isso permite experimentar seus próprios pincéis e muito mais.
Para saber mais sobre esse programa, clique nesse link.
Como instalar o programa de pintura digital MyPaint no Ubuntu e seus derivados
Para instalar o programa de pintura digital MyPaint no Ubuntu e ainda poder receber automaticamente as futuras atualizações dele, você deve fazer o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal (no Unity use as teclas CTRL + ALT + T).
Passo 2. Se ainda não tiver, adicione o repositório do programa com este comando:
sudo add-apt-repository ppa:achadwick/mypaint-testing
Passo 3. Atualize o gerenciador de pacotes com o comando:
sudo apt-get update
Passo 4. Agora use o comando abaixo para instalar o programa:
sudo apt-get install mypaint mypaint-data-extras
Como instalar o programa de pintura digital MyPaint manualmente ou em outras distros
Se não quiser adicionar o repositório ou quer tentar instalar em outra distribuição baseada em Debian, você pode pegar o arquivo DEB do programa nesse link e instalar ele manualmente (clicando duas vezes nele).
Mas lembre-se! Ao optar por esse tipo de instalação, você não receberá nenhuma atualização do programa.
Pronto! Agora, quando quiser iniciar o programa, digite programa
no Dash (ou em um terminal, seguido da tecla TAB).
Desinstalando o programa de pintura digital MyPaint no Ubuntu e derivados
Para desinstalar o programa de pintura digital MyPaint no Ubuntu e derivados, faça o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal.
Passo 2. Desinstale o programa, usando os comandos abaixo:
sudo add-apt-repository ppa:achadwick/mypaint-testing –remove
sudo apt-get remove mypaint mypaint-data-extras
sudo apt-get autoremove
Com informações de UbuntuHandbook e Blog do Edivaldo Brito.
Valve disponibiliza para todos no GitHub o SDK completo do Steam Link
18 de Janeiro de 2016, 17:41A Valve acaba de disponibilizar no GitHub o SDK completo do Steam Link para qualquer pessoa que possa se interessar, abrindo caminho para os desenvolvedores e para a galera da comunidade para que possam desenvolver seus próprios aplicativos nativos para o dispositivo.
A ideia por trás do Steam Link é realmente boa. O usuário pode conecta seu PC gamer à TV por meio do dispositivo, através da rede. Isso significa que você não precisa adquirir necessariamente uma Steam Machine, caso já possua um computador potente em casa, por exemplo. A Valve quer dominar a sala de estar, independentemente de como isso vai acontecer.
Divulgado os detalhes de hardware do Steam Link
Algumas informações sobre o hardware existente no Steam Link já tinha sido divulgado na internet há algum tempo atrás, mas agora que o SDK já está disponível no GitHub, a Valve decidiu divulgar oficialmente os detalhes dos componentes internos do dispositivo, além do software que está sendo executado.
“O hardware do Steam Link é um processador single core ARMv7 usando o hard-float ABI, rodando a 1 GHz, com suporte a instruções neon. Tem cerca de 256 MB de memória RAM disponível e 500 MB de armazenamento flash utilizável”, revela a Valve no GitHub.
O dispositivo também está executando um firmware personalizado com base no Linux Kernel 3.8 e glibc 2.19, com suporte para OpenGL ES 2.0, Qt 5.4 e SDL 2.0.
Isso abre uma série de possibilidades muito interessantes, como a criação de aplicativos nativos para o Steam Link. O fato do SDK está agora aberto vai oferecer à comunidade a oportunidade de dar vida nova para o hardware, além do que a Valve já tem originalmente planejado para o dispositivo.
É interessante notar também que o firmware para o Steam Link não é freeware e não foi disponibilizado, o SDK é a exceção, disponível através deste link.
Com informações de Softpedia, GitHub, Engadget e LinuxBuzz.
O Ubuntu 16.04 LTS agora conta com o Linux Kernel 4.4 LTS
18 de Janeiro de 2016, 17:37Os desenvolvedores do Ubuntu anunciaram na última terça-feira (12) que o kernel do Ubuntu 16.04 LTS foi atualizado para o Linux Kernel 4.4 LTS, a última versão estável disponível, lançada por Linus Torvalds apenas há alguns dias atrás, mas a equipe por traz do Ubuntu foi rápida em integra-lo ao sistema operacional, ou seja, nas builds diárias de desenvolvimento.
Os desenvolvedores e mantenedores do Linux Kernel já começaram a fazer as coisas um pouco diferente, anunciando antecipadamente que a versão do kernel será um LTS, antes mesmo do lançamento. Eles geralmente fazem isso depois que algumas versões de manutenção já tenham sido liberadas, mas sabendo disso antes do tempo, só facilita a vida de quem quer implementar um LTS em sua distribuição Linux, como é o caso da Canonical.
Durante algumas semanas, o novo kernel permanecerá nos repositórios instáveis, até que os desenvolvedores possam planejar lançar como estável até o final do mês: “Nós baseamos nossa repo instável do kernel para v4.4 e seguirá o mesmo caminho em nosso repositório Xenial em breve e faremos o upload dos arquivos. Por favor fique atento”, diz o anúncio oficial.
Caso você esteja curioso e queira experimentar as builds diárias de desenvolvimento do Ubuntu 16.04 LTS, é possível fazer download através deste link.
Com informações de Softpedia, Ubuntu e LinuxBuzz.
Lançada a segunda versão beta do driver de vídeo NVIDIA 361.xx
18 de Janeiro de 2016, 17:32A NVIDIA anunciou na última quarta-feria (13) a segunda versão beta do seu driver de vídeo da série 361.xx, o NVIDIA 361.18 Beta. Diferente do esperado, a atualização não traz grandes novidades, mas apenas suporte para dois novos modelos de GPU, a GeForce 940MX e Quadro M500M.
Como de costume, os desenvolvedores também colocaram os requisitos mínimos para a nova versão do driver, mas não chega a ser nada fora do comum. O NVIDIA 361.18 Beta deve funcionar em qualquer sistema que tenha, pelo menos, o Linux Kernel 2.6.18, X.Org 1.0, glibc 2.0 e libvdpau 0.2, já que esta série do driver não traz mais as bibliotecas VDPAU libvdpau_trace.so.1 e libvdpau.so.1, que foram removidas em favor da utilização dos componentes VDPAU open source disponíveis nos repositórios da maioria das distribuições Linux.
Outra novidade que foi implementada na série NVIDIA 361.xx é a biblioteca OpenGL Vendor-Neutral Driver, também conhecida como GLVND, permitindo que vários drivers OpenGL diferentes possam coexistir no mesmo sistema.
Isso significa que, com este novo formato, os diferentes drivers proprietários não irão substituir um ao outro, nem causar estragos nos arquivos da biblioteca de gráficos 3D open source Mesa. Isto é, enquanto os outros drivers OpenGL para Linux também optar pelo projeto GLVND.
Você pode encontrar os link para download de ambas as versões 32 e 64 bits do novo driver de vídeo NVIDIA 361.18 Beta no anúncio oficial, através deste link.
Com informações de Softpedia, NVIDIA e LinuxBuzz.