Project Fi, a telefonia móvel do Google, já está disponível ao público nos EUA
8 de Março de 2016, 13:01O serviço de telefonia móvel do Google finalmente está aberto ao público nos Estados Unidos. Depois de 10 meses desde o seu lançamento, período no qual ele só poderia ser experimentado por pessoas convidadas, ele pode ser contratado por qualquer pessoa. Chamado de Project Fi, a operadora do Google trabalha em parceria com operadoras que já atuam no mercado, com a companhia de internet utilizando a infraestrutura de outras empresas para oferecer seus serviços de telefonia celular.
“Nós lançamos o Project Fi como um programa de acesso antecipado disponível apenas via convite para ter certeza de que poderíamos oferecer um serviço da melhor qualidade aos nossos primeiros clientes”, informa o diretor de produto do Projeto, Simon Arscott, em postagem no blog oficial do Android. “Hoje, estamos animados em encerrar o modelo de acesso apenas via convite e abrimos o Project Fi para que pessoas ao longo dos Estados Unidos possam contratar o nosso serviço sem ter que esperar na fila por um convite.”
Além de anunciar a novidade, Arscott destaca algumas novidades implementadas com base nas principais necessidades demonstradas por seus clientes ao longo dos últimos 10 meses. Recursos como o suporte a 120 países para quem viaja ao exterior, um serviço de conexão automática e segura a redes Wi-Fi públicas e de qualidade, controle preciso do consumo do pacote de dados, conectividade compartilhada com outros dispositivos (como tablets e carros) sem cobranças extras e até mesmo uma equipe de suporte disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, são alguns dos principais pontos levantados pelo executivo no texto.
Em busca de novos clientes
E é óbvio que, ao abrir o seu serviço para todo mundo, o Google está em busca de novos clientes. Para seduzir os corações (e os bolsos) de estadunidenses a fim de mudar de operadora, a companhia estará vendendo Nexus 5X por US$ 199 (cerca de R$ 750) para quem ativá-lo com uma conta do Project Fi. A venda sob essas condições começa a partir do próximo mês.
E o plano único oferecido pelo Google é bem simples: você paga mensalidade de US$ 20 e tem direito a mensagens de texto e ligações ilimitadas para dentro dos Estados Unidos, mensagens de texto internacionais ilimitadas, possibilidade de usar o smartphone como ponto de acesso Wi-Fi e ainda cobertura em mais de 120 países. Além disso, a internet móvel tem preço fixo de US$ 10 por gigabyte utilizado, e o cliente paga somente pelo que usar: se usar 500 MB por mês, paga apenas US$ 5; caso use 3 GB, paga US$ 30, e assim por diante.
Já pensou se a moda pega e o Project Fi chega no Brasil?
Com informações de Android Official Blog e Canaltech.
SteamOS 2.64 chega com driver Vulkan da NVIDIA e com atualizações do Debian 8.3
8 de Março de 2016, 13:00A versão estável do SteamOS 2.0 acaba de ganhar mais uma atualização, a build 64, que inclui principalmente as mesmas melhorias que nós relatamos há duas semanas atrás, quando algumas novidades foram lançadas pelos engenheiros da Valve para teste público no canal brewmaster_beta, como a implementação do driver de vídeo NVIDIA 355.00.28 com suporte para a nova API Vulkan.
Assim como aconteceu com a versão Beta do SteamOS, esta nova build estável do sistema operacional das Steam Machines também vem com suporte melhorado para o controle DualShock 3, da Sony, o BlueZ, software que lida com a tecnologia Bluetooth, foi atualizado e todos os patches de segurança, atualizações de softwares e correções de bugs disponíveis nos repositórios do Debian 8.3 foram devidamente implementados.
“Este é o mesmo conteúdo que foi lançado no beta da semana passada. Driver NVIDIA atualizado (com suporte Vulkan), algumas mudanças no kernel, suporte melhorado para o DualShock 3, atualizações do Debian 8.3 e as correções de segurança habituais”, diz o anúncio oficial.
Além das mudanças mencionadas acima, o SteamOS 2.64 tem um novo patch para o kernel que foi aperfeiçoado pelos engenheiros da Valve para suportar novos hardwares e recursos do Alienware-WMI, bem como o controle com fio PowerA XboxOne Mini.
Para mais detalhes sobre todas as novidades implementadas, confira o anúncio oficial através deste link. Caso você queira baixar o SteamOS 2.64, você pode fazer download da imagem ISO clicando aqui.
Com informações de Softpedia, Steam e LinuxBuzz.
Microsoft lança campanha para incentivar garotas a programar
8 de Março de 2016, 12:57Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Microsoft Brasil lançou uma campanha para incentivar as garotas a programarem. A ação “Eu Posso Programar para Meninas” convocará garotas pelas redes sociais a partir de hoje (08) até o dia 28 de abril. A campanha é destinada a atingir garotas que queiram aprender a linguagem de código de uma maneira lúdica e divertida, um pontapé inicial para quem deseja atuar no mercado de TI.
Cerca de 15 ONGs que atuam no Brasil irão apoiar o projeto. Elas estão nos segmentos da educação, cultura, tecnologia e esporte. Além de impulsionarem a divulgação do projeto, as ONGs irão organizar turmas de meninas para as aulas na plataforma virtual eupossoprogramar.com, criada pela Microsoft com apoio de parceiros como parte do programa mundial YouthSpark, que visa abrir oportunidades para jovens em todo o mundo por meio do acesso à tecnologia.
As garotas que participarem do projeto irão entrar em contato com o conteúdo de nível básico oferecido pelo site, chamado de “Hora do Código”, uma parceria entre a ONG Code.org e a Microsoft. No ambiente da plataforma há exercícios que serão feitos tendo como base dois títulos bastante conhecidos: Minecraft e Frozen. Com isso, a Microsoft espera que o aprendizado seja intuitivo e agradável para as jovens que estão começando no mundo da programação.
Assim que as meninas concluírem as aulas, elas receberão um certificado validado pela Code.org e pela Microsoft. Cada uma das futuras programadoras poderá postar em suas redes sociais a imagem do certificado utilizando as hashtags #Eupossoprogramar e #Meninaspodemprogramar e desafiar quatro amigas a participar do curso. Segundo a diretora de Comunicação e Cidadania Corporativa da Microsoft Brasil, Kátia Gianone, “a ideia é viralizar a campanha e agregar o maior número de pessoas”.
Para ela, um dos objetivos da campanha “é proporcionar um conhecimento técnico para meninas e jovens mulheres, dando-lhes uma base para se tornarem desenvolvedoras de soluções aplicáveis em diferentes contextos, tanto de negócios quanto sociais, com o objetivo de criar oportunidades de empregabilidade e empreendedorismo”. Kátia ainda ressalta que “a ação é importante no sentido de buscar mais espaço para as mulheres no mercado de trabalho de TI”.
Com informações de Canatech.
Anunciado o 13º Fórum Espírito Livre
7 de Março de 2016, 12:03Santa Teresa recebe novamente o Fórum Espírito Livre. Por isso, marque aí em sua agenda: de 8 a 10 de junho de 2016 acontecerá o 13º Fórum Espírito Livre, na terra dos colibris.
Este ano a Rede Espírito Livre comemora 7 anos de existência. O coletivo foi criado com o propósito de que atuar na mobilização de atividades relacionadas ao software livre e código aberto dentro e fora do ES. No ano de 2014 conseguimos bater a meta de levar o evento para fora do estado e ao final do ano, tínhamos conseguido realizar 10 edições do evento. Esta definitivamente não é uma simples marca! A Rede Espírito Livre tem se fortalecido em suas ações com o lançamento da Revista Espírito Livre, a TV Espírito Livre e o Fórum Espírito Livre em sua 13ª edição.
O 13º Fórum Espírito Livre está recheado de novidades e você não pode perder:
– Hackathon Mobile
Haverá uma maratona de programação que durante o evento estará direcionada a produzir aplicativos mobile com diversas temáticas. Os melhores trabalhos serão premiados! Em breve, disponibilizaremos mais detalhes.
– Feira de inovação, empreendedorismo, negócios livres e InovaSpace
A sua ideia pode sair do papel, se unir a outras ideias e se tornar um produto ou serviço. Já pensou nisso? A proposta de importante espaço será o de permitir que ideias, makers, desenvolvedores e tantos outros agentes de criação se encontrem e exponham suas ideias a fim de compartilhar e construir novas “invenções”, sejam elas, hardware, software, serviços, entre outros. O InovaSpace é o espaço ideal para você apresentar sua ideia e buscar apoio ou financiamento.
– Hackathon de Games
Imagine uma maratona de programação para o desenvolvimento de games. Imaginou? É isso que o 13º Fórum Espírito Livre terá! Durante o evento os melhores games serão premiados e você não pode ficar de fora!
– Apresentação de Posters
Assim como na última edição ocorrida em Santa Teresa, teremos novamente um espaço para Apresentação de Posters. Então, converse com seu professor, seus colegas e prepare seu trabalho.
– Chamada aberta de palestras e minicursos
Quer palestrar ou ministrar um workshop durante o evento? Basta submeter sua atividade.
Vale lembrar que, assim como em outras edições do Fórum Espírito Livre, o evento será gratuito, porém com inscrições antecipadas no site do evento e no credenciamento, no dia do evento.
O 13º Fórum Espírito Livre acontecerá de 8 a 10 de junho de 2016 no IFES Santa Teresa.
Participe você também!
Emulador MAME agora é software livre e open source
6 de Março de 2016, 19:22Após mais de 15 anos sob uma licenção não-livre e não open source, o projeto MAME agora está disponível sob a GPLv2 (ou superiores), e boa parte dos seus códigos também está disponível sob uma licença BSD.
Os mantenedores do MAME, software que desde meados dos anos 1990 me oferece possibilidades de revisitar os jogos clássicos dos fliperamas, passaram 10 meses entrando em contato com os autores de todos os trechos de código que estavam disponíveis apenas sob a licença anterior do projeto, para obter deles a necessária autorização para o relicenciamento.
A licença anterior do MAME é uma curiosidade, por ser um exemplo de licenciamento copyleft que oferecia acesso ao código-fonte, mas não se encaixava nem na definição de software livre, nem na de open source, porque definia uma restrição de finalidade à redistribuição: antes desse relicenciamento, o MAME não podia ser distribuído para fins comerciais, o que viola a cláusula 6 da Open Source Definition e a liberdade 2 da definição de software livre da FSF.
Com informações de Br-Linux e Gamasutra.