Governo chinês desenvolverá seu próprio OS para competir com Windows e Android
26 de Agosto de 2014, 5:37 - sem comentários aindaJá não é de hoje que a China declarou guerra a grandes companhias norte-americanas da informática como Microsoft, Google e Apple e seus sistemas operacionais. Há algum tempo, o governo do país chegou até mesmo a incentivar a utilização do Linux após saber que a gigante de Redmond não estenderia o suporte ao Windows XP, amplamente utilizado nos gabinetes governamentais do país.
Agora, ao que tudo indica, o país asiático quer ir além e desenvolver seu próprio sistema operacional para bater de frente com as gigantes. Segundo informações divulgadas pela Reuters, o governo chinês primeiramente quer atacar os desktops e depois investir no campo dos dispositivos móveis.
Ainda de acordo com a agência de notícias, a iniciativa já está sendo trabalhada desde março deste ano e tem sido liderada por Ni Guangnam, um proeminente profissional de tecnologia da informação do país. A informação foi confirmada por um jornal oficial do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China, o MIIT.
“Nossa expectativa é lançar um sistema operacional chinês voltado para computadores até outubro deste ano”, disse Guangnan à publicação. Segundo ele, o grande diferencial do novo sistema, que ainda não tem nome, é que ele terá todos os recursos das alternativas estrangeiras, inclusive uma loja virtual de aplicativos.
Se tudo sair conforme o planejado, a expectativa do governo chinês é que em até cinco anos os novos sistemas possam liderar o mercado local tanto no segmento de computadores quanto no mobile. Para alcançar tal objetivo, os planos incluem continuar restringindo o acesso ao Windows.
Em maio deste ano o governo chinês proibiu as repartições públicas de utilizarem o Windows 8. Além disso, a companhia norte-americana está sendo investigada no país acusada de violar leis antitruste. Medidas semelhantes foram tomadas em relação ao Google no ano passado, quando o país julgou que a empresa poderia representar perigo à nação pela enorme quantidade de smartphones que possuem o Android instalado.
Assim como o governo local, Guangnan acredita que tais atitudes representem uma grande oportunidade para a indústria do país. “Estamos criando um ambiente que nos permitirá competir com Google, Apple e Microsoft. Essa é a chave para o sucesso”, disse.
Com informações de Canaltech.
Lançado KDE SC 4.14
26 de Agosto de 2014, 5:25 - sem comentários aindaA Comunidade do KDE orgulha-se de anunciar as últimas grandes actualizações das Aplicações do KDE, oferecendo novas funcionalidades e correcções de erros. A Área de Trabalho e a Plataforma de Desenvolvimento do KDE estão fechadas e recebem apenas algum suporte de longo prazo, as equipas preparam-se na transição para o Plasma 5 e as Plataformas 5.
Esta versão é dedicada a Volker Lanz, um membro de longa data do KDE que faleceu em Abril passado. O Volker foi o autor e o responsável de manutenção do Gestor de Partições do KDE e um participante regular no IRC (Torch) que oferecia suporte ao utilizador e que era ativo na Comunidade do KDE.
No passado, o KDE lançou em conjunto as três grandes divisões das aplicações do KDE — a Área de Trabalho Plasma, a Plataforma de Desenvolvimento do KDE e as Aplicações do KDE. A Plataforma de Desenvolvimento do KDE foi transformada nas Plataformas do KDE. As bibliotecas monolítica que compunham a Plataforma de Desenvolvimento são agora módulos independentes e multi-plataforma (Plataformas do KDE 5) que estão disponíveis para todos os programadores do Qt. A Área de Trabalho Plasma foi movida para uma nova fundação tecnológica, baseada no Qt5 e nas Plataformas do KDE 5. Com os 3 componentes aplicacionais principais a seguirem diferentes ritmos, os seus calendários de lançamento são agora separados. Para a maior parte, o 4.14 envolve as Aplicações do KDE.
A estrutura modular das Plataformas irá trazer benefícios alargados para as aplicações do KDE. Para além disso, as Plataformas são uma contribuição para o ecossistema do Qt, tornando a tecnologia do KDE disponível para todos os programadores do Qt. O Inqlude, o arquivo de bibliotecas do Qt, simplifica a pesquisa pelas bibliotecas do Qt, enquanto a versão alfa da ferramenta Inqlude oferece uma interface da linha de comandos para aceder ao Inqlude.
O Plasma 5 foi lançado recentemente, ao fim de 3 anos de trabalho; está no seu próprio calendário de lançamentos com versões funcionais a cada três meses e correcções de erros nos meses intermédios. A equipa do Plasma construiu uma função sólida que irá suportar as áreas de trabalho do Plasma durante muitos anos.
As Aplicações do KDE 4.14 não se baseiam em grandes quantidades de “coisas novas e melhoradas”. Muitos dos programadores do KDE estão focados na experiência seguinte (Plasma 5) ou em adaptações para as Plataformas do KDE (baseadas no Qt5). Na sua grande maioria, a versão 4.14 é necessária por pequenos aspectos do nosso fluxo de trabalho (como as traduções). Esta versão oferece mais estabilidade para as aplicações, com uma menor ênfase sobre as coisas novas e menos testadas.
Existem cerca de 200 aplicações do KDE mantidas de forma ativa. Muitas delas constam da base de utilizadores do KDE. O Wikipédia também tem outra lista de aplicações do KDE.
A maioria das versões anteriores tinham destaques sobre funcionalidades novas e aplicações proeminentes. Isto deu a algumas pessoas a impressão que os programadores favoreciam coisas novas e boas face à qualidade, o que não é verdade. Por isso, para este anúncio da versão 4.14, foi pedido aos programadores alguns detalhes — pequenas melhorias incrementais e correcções de erros que possam até nem ser notórios para a maioria dos utilizadores. Estes são os tipos de tarefas onde boa parte dos programadores trabalha, bem como o tipo de tarefas que permitem aos programadores mais inexperientes darem contribuições mais invisíveis mas significativas.
Outros detalhes do lançamento podem ser consultados no site do KDE.
Com informações do KDE.
Lançada a versão 0.10 Beta1 do video transcoder HandBrake
23 de Agosto de 2014, 9:47 - sem comentários aindaHandBrake é um decodificador de vídeo de código aberto para Linux, Windows e Mac OS X. O programa é também uma ferramenta para ripar DVDs. Ele converte os filmes em MPEG-4 e, além de oferecer diversas opções de configuração, insere a legenda desejada diretamente no resultado final. O aplicativo vem com built-in presets e, além de formatos multimídia comuns, ele suporta DVD ou Bluray desprotegidos, legendas e muito mais.
Nessa atualização, além das diversas correções e melhorias, o codificador LibAV AAC tornou-se o padrão e foi adicionado o VP8 Encoder (usando libvpx), disponível somente em arquivos MKV. Além disso, o encoder H.265 experimental agora está disponível quando o programa é compilado a partir do código fonte com a opção –enable-X265. Para mais detalhes sobre essa versão, acesse esse link.
Para saber mais sobre esse programa, visite o site oficial do HandBrake.
Como instalar o HandBrake 0.10 beta no Ubuntu e seus derivados
Para instalar o HandBrake 0.10 beta no Ubuntu e ainda poder receber automaticamente as futuras atualizações dele, você deve fazer o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal (no Unity use as teclas CTRL + ALT + T);
Passo 2. Se ainda não tiver, adicione o repositório do programa com este comando:
sudo add-apt-repository ppa:stebbins/handbrake-snapshots
Passo 3. Atualize o APT com o comando:
sudo apt-get update
Passo 4. Agora use o comando abaixo para instalar o programa;
sudo apt-get install handbrake-gtk
Uma vez instalado, basta acessá-lo através do Dash do Ubuntu ou no menu relacionado em outro ambiente gráfico de sua preferência.
Com informações do Blog do Edivaldo Brito e UbuntuHandbook
Instale a versão mais recente do ambiente MATE usando os repositórios do novo Ubuntu MATE
23 de Agosto de 2014, 9:29 - sem comentários aindaContinua a pleno vapor o desenvolvimento do Ubuntu MATE, um novo derivado do sistema da Canonical que visa trazer a experiência do usuário do Gnome 2 na nova versão do Ubuntu, claro, com várias otimizações. Além de incluir o MATE Desktop Environment no Ubuntu, os desenvolvedores também estão engajados em algumas personalizações como o tema padrão, ícones, instalador e etc, a fim de integrar o novo ambiente de trabalho a distribuição suportada pela Canonical.
Para quem ainda não conhece, MATE é um fork do GNOME 2, ele fornece um ambiente de trabalho intuitivo e atraente, usando metáforas tradicionais para outros sistemas operacionais Unix e Linux. O ambiente permite que você use a antiga interface e aplicativos do GNOME 2, mas também possibilita usar as novas aplicações. Você pode, por exemplo, usar o Nautilus 3 com ele e assim por diante. Além disso, MATE pode ser instalado em paralelo com o GNOME 3, algo que não era possível com o GNOME 2.
Nos últimos dias os desenvolvedores do Ubuntu MATE apresentaram algumas novas funcionalidades planejadas para a futura versão estável e também anunciaram dois novos repositórios: Ubuntu MATE Developers, onde ficam as diversas personalizações tais como temas e etc. e MATE for Trusty, que serve instalar o MATE atualizado na versão 14.04 do Ubuntu. Como a primeira versão estável Ubuntu MATE será baseada no Ubuntu 10.14 Utopic, com esses repositórios será possível instalar o MATE atualizado e com as várias personalizações no Ubuntu 04.14.
Para saber mais sobre o ambiente MATE, visite o site oficial do ambiente MATE.
Como instalar a versão mais recente do ambiente MATE no Ubuntu 14.04 e seus derivados
Para instalar a versão mais recente do ambiente MATE no Ubuntu e ainda poder receber automaticamente as futuras atualizações dele, você deve fazer o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal (no Unity use as teclas CTRL + ALT + T);
Passo 2. Se ainda não tiver, adicione os repositórios do MATE com este comando:
sudo apt-add-repository ppa:ubuntu-mate-dev/ppa
sudo apt-add-repository ppa:ubuntu-mate-dev/trusty-mate
Passo 3. Atualize o APT com o comando:
sudo apt-get update
Passo 4. Agora use o comando abaixo para instalar o MATE;
sudo apt-get install –no-install-recommends ubuntu-mate-core ubuntu-mate-desktop
Uma vez que a instalação estiver concluída, saia da sua sessão atual do Ubuntu. A partir daqui, clique no ícone que no canto superior direito da tela de login Ubuntu. Você será apresentado a uma tela com todas as opções de ambientes de desktop atualmente instalados. A mais recente adição a esta lista será o MATE. Clique nesta opção, e selecione “OK” para que seja solicitado suas credenciais de login.
Como remover o ambiente MATE no Ubuntu 14.04 e seus derivados
Quando quiser remover completamente o ambiente MATE e todos os pacotes instalados a partir de seus repositórios, faça o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal (no Unity use as teclas CTRL + ALT + T);
Passo 2. Agora use o comando abaixo para remover o ambiente MATE;
sudo apt-get remove ubuntu-mate-core ubuntu-mate-desktop
Passo 3. Use o comando a seguir pra remover os pacotes que não estão mais sendo utilizados:
sudo apt-get autoremove
Passo 4. Remova os repositórios do programa com este comando:
sudo apt-add-repository -r ppa:ubuntu-mate-dev/ppa
sudo apt-add-repository -r ppa:ubuntu-mate-dev/trusty-mate
Passo 5. Finalmente, atualize o APT com o comando:
sudo apt-get update
Com informações do Blog do Edivaldo Brito e lffl linux freedom
Conheça o site que emula games antigos sem download e salva na nuvem
23 de Agosto de 2014, 9:21 - sem comentários aindaJogar games antigos pela via da emulação pode ser gratuito, mas não é muito fácil. É preciso encontrar o software correto, o arquivo integral do jogo, fazer calibrações e, no caso de gerações mais novas, encontrar codecs e drivers. Haja paciência. Felizmente, a Internet é este lugar onde sempre tem alguém para fazer o trabalho por você – e foi isso que uma boa alma em Frankfurt, na Alemanha, fez ao criar o site GameOldies.
A proposta é óbvia, mas demorou para acontecer: emular jogos de consoles antigos através do plugin do Flash, realizando streaming de qualquer jogo enquanto a carga pesada fica por conta de um servidor remoto. Ao usuário, basta apenas definir as teclas para cada botão do controle e mandar bala no jogo que quiser.
Biblioteca disponível - No momento, a GameOldies já se orgulha de ter nada menos que 6.444 jogos no acervo, atravessando todas as gerações de consoles até os 32-bit. Dentre os consoles suportados, Atari, Master System, NES, SNES, todos os Game Boys, Genesis, Game Gear, Sega CD, TurboGraphx, Neo-Geo, Lynx, PSOne, Lynx e diferentes máquinas de arcade estão catalogadas, e com mais a caminho. “Nós damos suporte a muitos sistemas clássicos, e alguns deles nós incrementamos com muita frequência”, explica o site.
Em uma pesquisa rápida, todos as obras necessárias para a formação de uma boa biblioteca parecem estar presentes: Super Mario Bros. 3, Super Mario World, Super Mario RPG, Chrono Trigger, Sonic The Hedgehog, Streets of Rage, Battletoads, quase todos os Pokémon, Enduro, Top Gear e Final Fantasy.
Como salvar e abrir - Um elemento de grande destaque deste site, implementado apenas recentemente (em junho), é a capacidade de salvar e abrir jogos. Os savegames ficam armazenados nos servidores da GameOldies, podendo ser acessados de qualquer computador. Consequentemente, é necessário criar um perfil pessoal no site, ao qual o sistema liga todos os jogos salvos, que podem ser administrados separadamente.
Neste momento, entretanto, ainda não é possível fazer backup dos jogos salvos, e é apenas possível salvar um estado por jogo – muitíssimo cuidado é necessário na hora de mexer em arquivos de jogos longos como Pokémon ou Final Fantasy VI. As opções de salvamento dentro de cada jogo, similarmente, não funcionam - se o jogador meramente deixar o jogo salvar na memória, acabará perdendo tudo. É preciso usar o sistema do site.
Usando controles de console - Atualmente, o site tem suporte a gamepads, mas apenas um: o controle do Xbox 360. O administrador do site ressalva, no entanto, que “isso é algo que está sendo trabalhado no momento”, e dá uma dica de ouro a quem estiver interessado em ter a experiência completa de um console antigo: procurar pela Internet programas como o Joy2Key ou o XPadder, que transformam os botões dos gamepads em comandos do teclado, reconhecíveis por qualquer emulador. Com um desses softwares, é possível até mesmo usar o controle do Super NES para jogar.
Fonte: Selecter