As “Steam Machines” da Valve irão ganhar uma forcinha graças à CryTek, que prometeu suporte nativo ao Linux na mais recente versão de seu “Engine” para jogos.
A quarta geração da “CryEngine” está sendo usada em vários jogos em desenvolvimento, como Evolve, Homefront 2 e Star Citizen. Ela também é usada em Ryse: Son of Rome, um dos jogos de lançamento do Xbox One. O recém-anunciado suporte ao Linux não significa necessariamente que haverá uma versão destes jogos para as Steam Machines, mas pode ao menos abrir as portas para isso no futuro.
Como menciona o site Ars Technica, o anúncio da Crytek não menciona o suporte ao Linux na versão anterior de seu engine, a CryEngine 3. Atualmente cerca de 30 jogos usam esta engine, incluindo os populares Crysis 2 e Crysis 3, além de títulos de outros estúdios. O anúncio de uma vaga na Crytek no ano passado parecia indicar a intenção da empresa de adicionar suporte ao Linux na CryEngine 3, embora isso possa ter sido apenas um erro.
A Crytek planeja demonstrar o suporte a Linux da CryEngine durante a Game Developers Conference na semana que vem. Será interessante ver se algum outro distribuidor ou desenvolvedor irá se comprometer com o Linux e SteamOS durante a conferência. Por enquanto a maioria dos grandes “publishers” ignora o Linux, embora a plataforma venha ganhando suporte entre os desenvolvedores independentes.
A Valve está tentando acelerar o ritmo do suporte ao Linux liberando sob uma licença Open Source uma camada de “tradução” de Direct3D (o sistema gráfico usado no Windows) para OpenGL (usado no Linux e Mac OS X), que foi usada em seus próprios jogos baseados no engine Source. De acordo com o site ExtremeTech, o código-fonte pode levar a mais suporte ao Linux entre os engines de jogos, possibilitando a criação de mais jogos para o SteamOS. Mas como o código funciona apenas com DirectX 9, em vez das versões mais recentes, 10 e 11, só será útil na adaptação de jogos mais antigos para a plataforma da Valve.
As Steam Machines também permitirão a execução de jogos que não tem suporte a Linux, através da transmissão via “streaming” a partir de um outro PC (com Windows) na mesma rede local. Não é uma solução ideal, já que exige uma rede doméstica rápida e um outro computador, mas terá de ser o bastante até que o SteamOS ganhe mais suporte. As primeiras Steam Machines serão lançadas ainda neste ano.
Com informações de PCWorld.
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