C é a linguagem de programação mais usada no mundo devido ao seu poder e a liberdade, quase sem limites, que o programador C tem com sua máquina.
Isso, porém, tem um custo. Será necessário uma dedicação e estudo maior, principalmente se comparado com outras linguagens de programação. Mas vale a pena, sabendo C, você aprenderá as outras com uma incrível facilidade.
Se é totalmente novo no mundo da programação, recomenda-se a leitura da seção Comece a Programar, do site-base Programação Progressiva.
Lá você obterá informações gerais sobre programação, computação e linguagens, incluindo a linguagem C.
Para os iniciantes, a ordem sugerida é a seguinte:
Conceitos Básicos da Linguagem C
02. A função printf() e os caracteres especiais
04. Números inteiros – o tipo int
4.1 Modificadores do tipo inteiro (int) – short, long, signed e unsigned
05. Números decimais (ou reais) em C – os tipos float e double
06. Escrevendo em C – o tipo char
07. Recebendo números do usuário – A função scanf
08. Recebendo letras do usuário – As funções scanf, getchar, fgetc e getc
09. Buffer: o que é, como limpar e as funções fflush e __fpurge
10. Operações matemáticas – Soma, subtração, multiplicação, divisão e módulo (ou resto da divisão) e precedência dos operadores
11. Os atalhos dos símbolos matemáticos: +=, -= , *=, /= e %=
12. Sistema Binário e Valores lógicos ‘true’ ou ‘false’
13. Operadores Lógicos E (&&), OU (||) e de Negação (!)
Exercícios: Questões sobre os conhecimentos básicos da linguagem C
Teste Condicional e Controle de Fluxo
1.1 Questões sobre IF ELSE
1.1 Soluções das questões sobre IF ELSE
1.2 Programa em C: mostra as raízes de uma equação do 2o grau
1.3 Programa em C: diz se você passou, reprovou ou ficou de recuperação
02. Operadores de Incremento (++), Decremento (–) – Diferença entre a=b++ e a=++b
03. O laço WHILE: o que é, para que serve e como usar
3.1 Questões sobre o laço WHILE
3.2 Soluções das questões sobre o laço WHILE
04. O laço FOR: o que é, para que serve e como usar o FOR – Cast
4.1 Questões sobre o laço FOR
4.2 Soluções das questões sobre o laço FOR
05. Os comandos CONTINUE e BREAK em C: pausando e alterando o fluxo de laços
06. O teste condicional SWITCH: o que é, para que serve e como usar o switch
Funções em C
Estrutura de dados I: Vetores/Arrays
01. Inicializando vetores – Vetores de caracteres e Lixo
02. Não use números, use constantes: const e #define
03. Matrizes em C: Vetores multidimensionais (Vetor de vetores)
04. Como passar vetores e Matrizes para funções
05. Passagem por Referência – Como copiar Vetores e Matrizes
06. Exercícios sobre Vetores e Matrizes
Jogo: Como fazer o Jogo da Velha
Código comentado sobre como criar o Jogo da Velha em C
Ponteiros (apontadores)
01. A função sizeof() e os blocos vizinhos de memória
02. Como declarar, inicializar e usar ponteiros – A constante NULL
03. Variáveis apontadas – A Passagem por Referência
04. Operações matemáticas com Ponteiros
Exercícios com gabarito: Questões sobre Ponteiros da apostila da UFMG
Strings e Caracteres – Escrevendo em C
01. Lendo e Escrevendo Strings
02. Como criar uma biblioteca (ou header .h) em C
03. A biblioteca string.h e suas funções
3.1 Exercício: Implemente as funções da biblioteca string.h
04. Exercícios sobre Strings
Estrutura de dados II: structs
01. Como declarar uma struct
02. Como acessar, ler e escrever em elementos de uma struct
03. typedef: Como criar seus próprios tipos
04. Como enviar structs para funções
05. Como passar uma struct para funções por referência – O operador ->
06. Exercícios sobre structs em C
Alocação Dinâmica de Memória
01. A função malloc(): como alocar memória em C
02. A função free(): Como liberar memória em C e evitar vazamento (Memory Leak)
03. A função realloc(): Realocando memória e a função calloc()
Estrutura de dados III: Estruturas Dinâmicas
00. Estrutura dinâmica de dados em C: O que são Listas, Filas, Pilhas e Árvores
01. Listas (List): O que é e como funciona
1.1 Inserindo nós no início e final da lista
1.2 Retirando nós do início e final da lista
1.3 Implementação completa de uma lista – Inserindo e retirando de qualquer local
Arquivos (FILES)
00. Introdução: o que são, como funciona e para que servem os arquivos (files)
01. Abrindo arquivos (fopen), modos de abertura (read r, write r, append a) e fechamento (EOF, fclose e fcloseall)
02. Escrevendo em arquivos: As funções fputc, fprintf e fputs
03. Como ler arquivos em C: As funções fgetc, fscanf e fgets
Jogos em C
Código do Jogo da Velha
Código comentado sobre como criar o Jogo da Velha em C
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