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3 de Abril de 2011, 21:00 , por Desconhecido - | No one following this article yet.

A-Frame, para criar aplicativos de Realidade Virtual

24 de Dezembro de 2015, 19:08, por Revista Espírito Livre

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Volta e meia falamos aqui sobre Realidade Virtual, mostrando desde jogos, aplicativos para o setor da medicina, novos recursos e ferramentas… e é, justamente, sobre ferramentas que falaremos agora, apresentando aframe.io, um framework que os desenvolvedores podem usar para começar a criar aplicativos de Realidade Virtual, utilizando um sistema de blocos.

Além de toda a documentação, links a github e seção de perguntas e respostas, conta com vários exemplos do que pode ser feito com este sistema, e embora a maioria esteja preparada para criar cenários compostos por blocos, também são vistos aplicativos que podem ser visualizados com os dispositivos de VR.

Disponível para desktop, iPhone e Oculus Rift, informam que já estão trabalhando para que os aplicativos criados sejam compatíveis com android.

Embora já existam muitos projetos de Realidade virtual, as possibilidades são muitas e ainda não há muitos aplicativos disponíveis e os dispositivos ainda são muito caros e difíceis de encontrar no mercado, por isso, os programadores que entrarem nesse capo agora, certamente, se darão bem quando todos já tiverem seus óculos de VR em suas casas.

O código está disponível no Github, sob a licença MIT.

Com informações de Wwwhat’s New.



GitBook, uma forma simples de criar livros digitais

24 de Dezembro de 2015, 19:00, por Revista Espírito Livre

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GitBook é uma plataforma bem bacana para a publicação de livros, documentos, manuais e trabalhos de pesquisa na Internet. Lançado em 2014, o GitBook permite que, tanto usuários individuais como organizações empresariais, criem publicações digitais na Internet empregando o sistema de controle de versões Git, desenvolvendo os conteúdos mediante o uso da sintaxis em Markdown ou AsciiDoc.

A filosofia da plataforma é a de ser o mais simples possível, porém, super eficiente, evitando qualquer tipo de distração aos autores, ou problemas que poderiam surgir pelo caminho.

Esta plataforma está desenvolvida sob código aberto, e de fato, seu código fonte está disponível através de GitHub. Os usuários poderão fazer parte da mesma criando suas contas com o método tradicional, baseado em um simples formulário ou, se tiverem, usando suas contas em GitHub.

Também é possível criar suas contas de usuário e acessar às mesmas usando suas contas no Twitter, Facebook ou Google. As organizações empresariais têm também a possibilidade de instalar uma versão em seus próprios servidores.

Cada publicação digital a ser criada poderá ser pública ou privada, tendo sua própria URL personalizada. A possibilidade de criar publicações privadas não se encontra disponível para as contas gratuitas, só nas diferentes opções de pagamento existentes. Os usuários e as organizações poderão também, depois de disponibilizar suas publicações, conhecer o número de páginas vistas e downloads realizados através de seu sistema de analíticas.

Segundo o próprio GitBook, até o momento, autores, cientistas e políticos já publicaram cerca de 23.600 livros.

Com informações de Wwwhat’s New.



Lançado o Mesa 11.0.8 com melhorias para GRID Autosport e várias correções de bugs

24 de Dezembro de 2015, 18:54, por Revista Espírito Livre

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Emil Velikov, da Collabora, anunciou nesta segunda-feira (21) a oitava versão de manutenção para a biblioteca de gráficos 3D Mesa 11.0. De acordo com as notas de lançamento, Mesa 11.0.8 traz mais de 60 alterações quando comparado com o update anterior, que foi publicado cerca de duas semanas atrás. Entre os destaques, podemos citar os patches para o jogo de corrida GRID Autosport, disponível atualmente para Linux/SteamOS.

Além disso, Mesa 11.0.8 traz suporte a shader de geometria para placas de vídeo Radeon R600, várias melhorias para o driver de vídeo open source RadeonSI (Fiji e Hyper-Z) e Intel i965, bem como algumas correções para os drivers Nouveau para GPUs NVIDIA, Freedreno e para compilação para o BSD.

“Mesa 11.0.8 já está disponível. Esta versão traz uma quantidade significativa de correções – a partir de radeonsi (Fiji, Hyper-Z), r600 (geom. shaders), nouveau (ir), freedreno (piglits), i965 (UBOs) e algumas correções para “GRID Autosport” (i965 and glsl), diz Emil Velikov.

Para mais detalhes sobre todas as novidades implementadas no Mesa 11.0.8, confira o anúncio oficial através deste link.

Com informações de Softpedia, Freedesktop.org e LinuxBuzz.



Linus Torvalds anuncia o lançamento do Linux Kernel 4.4 LTS RC6

24 de Dezembro de 2015, 18:51, por Revista Espírito Livre

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Linus Torvalds anunciou neste domingo (20) a sexta versão RC (Release Candidate) do Linux Kernel 4.4 LTS. O desenvolvimento deste novo RC foi tranquilo e consiste em um pouco mais de 60% de atualizações de drivers, 16% de melhorias de rede, 13% são correções para arquitetura de hardware e o 10 % restante é dividido entre atualizações de sistemas de arquivos e melhorias sob o capô.

“As coisas permanecem bastante normais. Na semana passada rc5 era muito pequeno, na verdade, esta semana temos um rc6 ligeiramente maior. […] Eu esperaria (e espero) que com as férias na próxima semana deve continuar sendo tranqüilo. E talvez eu espero que as pessoas peguem o tempo de inatividade para brincar com o seu hardware e testar a versão mais recente kernel?”, diz Linus Torvalds.

A versão final do Linux Kernel 4.4 deve sair no início de 2016, sendo o próximo LTS – com suporte a longo prazo, o que significa que ele irá receber patches de segurança em cerca de dois anos, até 2018.

Para mais detalhes sobre as correções e melhorias implementadas no Linux Kernel 4.4 LTS, confira o anúncio oficial, através deste link.

Com informações de Softpedia, LKML e LinuxBuzz.



Elon Musk quer inteligência artificial pública, aberta e livre de royalties

24 de Dezembro de 2015, 18:48, por Revista Espírito Livre

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O empreendedor e fundador da Tesla Motors, Elon Musk, continua sua empreitada de inovação, que agora inclui uma iniciativa sem fins lucrativos para o desenvolvimento de uma inteligência artificial (IA) pública e focada em desenvolver patentes sem royalties para uso aberto, apelidada de OpenAI.

O projeto foi anunciado nesta segunda-feira (21) e inclui uma lista de investidores e entusiastas de tecnologia, como o cofundador do LinkedIn, Reid Hoffman; o cofundador do PayPal, Peter Thiel; a Amazon Web Services; além da fundadora da aceleradora Y Combinator (YC), Jessica Livingston, e também do CEO da empresa, Sam Altman – que será codiretor da OpenAI ao lado de Musk. Juntos, os membros do time deverão investir mais de um bilhão de dólares na iniciativa no decorrer dos próximos anos.

O projeto deverá funcionar como um laboratório de pesquisa independente sobre inteligência artificial, na tentativa de contra-balancear iniciativas de empresas gigantes como Google, Apple e Facebook e evitar que elas dominem completamente o setor de IA. Para isso, a organização já está recrutando talentos da área, como o pesquisador Ilya Sutskever, ex-Google envolvido com um grupo de estudos do cientista inglês pioneiro em redes neurais, Geoffrey Hinton.

Em entrevista ao Backchannel, Musk afirmou que já vinha se preocupando com os avanços em IA há algum tempo, questionando se ela seria desenvolvida para realmente beneficiar o mundo. Ao lado dos outros fundadores do projeto, o empreendedor chegou a conclusão que a melhor forma de garantir isso acontecerá seria através de um projeto sem fins lucrativos ou obrigações para maximizar lucros.

Segundo o executivo, a OpenAI deverá focar no desenvolvimento de uma IA segura e que funcionará como uma extensão do usuário, para ser utilizada de forma semelhante a nossa relação atual com aplicativos de smartphones, por exemplo. No início, a iniciativa será gerenciada por Musk e Altman pessoalmente, mas a ideia é que um time de fiscalização seja criado para garantir que o desenvolvimento da OpenAI seja feita de forma segura. De acordo com Musk, qualquer sinal de que alguma coisa pode dar errado também será comunicado publicamente.

Apesar de promissora, a OpenAI ainda pode estar longe de dar seus primeiros frutos. O projeto da organização será iniciado do zero, com um time de apenas oito pesquisadores, e deverá continuar com “cara de laboratório de pequisa durante muito tempo”, como explicou Altman ao Backchannel.

A vantagem é que pessoas de fora do projeto também poderão contribuir com o desenvolvimento, já que o desenvolvimento será completamente aberto e sem contratos de confidencialidade. A ideia é que outras empresas também entreguem dados voluntariamente para ajudar a tornar a OpenAI mais inteligente – entre elas, poderão estar dados da montadora Tesla e da Space X de Elon Musk.

Com informações de Backchannel (via Medium) e Canaltech.