Foram atualizadas todas as definições de cara de pau
2 de Setembro de 2015, 16:54Não faltava mais nada.
O caso ocorreu em Curitiba, Paraná.em abril deste ano.
O cidadão aí usa óleo de peroba depois do banho.
A cara de pau do apresentador também é bem dura. É possível sentir seu prazer ao anunciar este absurdo, absurdo que nunca é demais lembrar é a pauta da agenda diária dos canais de tv que culpam a presidenta por absolutamente tudo.
Não faltaria com a verdade se o âncora dissesse que bandidos pé de chinelo passaram a justificar seus crimes usando o bode expiatório Dilma, porque os bandidos de colarinho branco, inclusive os denunciados na operação Lava-Jato, ou aqueles que tem a prestação de contas de sua campanha rejeitada pelo STF (e silenciada pela mídia) fazem campanha noite e dia atribuindo seus próprios crimes à presidenta Dilma.
Os Mortadelas já ironizaram esta agenda única da despolitização bombada cotidianamente pelo monopólio midiático que elegeram a presidenta Dilma como o bode expiatório do mundo, reveja aqui: Sete lições para você não pagar mico na hora de reclamar da Dilma
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Matt Damon lança umas verdades na cara do jornalismo declaratório MBA dos EUA
2 de Setembro de 2015, 12:59A notícia é de 2011, mas vale a pena ver de novo.
O ator hollywoodiano Matt Damon é filho de Nancy Carlsson-Paige, professora de educação infantil na Universidade de Lesley. Em 2011, durante uma marcha em defesa da educação, uma repórter da TV Reason, sem qualquer informação, mas que reproduz um pensamento neoliberal, faz uma questão que já vem com respostas e recebe uma resposta que questiona o seu pensamento formatado no capitalismo, acompanhe:
Repórter: “Para os atores não há estabilidade no emprego, certo? Há incentivo para dar duro, para ser um ator melhor, porque você quer manter seu emprego… Então, por que não é assim com os professores?”
Matt Damon: “Você acha que é a instabilidade no trabalho que me faz trabalhar duro?
A repórter insiste: “Você tem incentivos para trabalhar duro, mas se houver estabilidade….”, Matt a interrompe e diz:
Eu só quero ser um ator. Isto não é incentivo nenhum. O ponto é esse, essa mentalidade de MBA, este é o problema com a política educacional aqui. Há uma visão intrinsecamente paternalista de problemas que são muito mais complexos do que isso. É como dizer que os professores vão ficar preguiçosos se tiverem estabilidade. Um professor quer ensinar! Pelo que mais alguém aceitaria um salário de merda e tantas horas de trabalho e mesmo assim realizar o seu trabalho, a não ser por realmente amar ensinar?”
Como se não bastasse, o câmera resolve intervir com uma estatística que só existe na cabeça dele e diz:
Câmera: “Dez por cento dos professores são ruins, 10% das pessoas em todas as profissões deveriam pensar em fazer outra coisa”.
Matt não deixa por menos e solta: “Bem, ok, mas talvez você seja um câmera de merda, sei lá” e não parou por aí, aqui, em inglês, tem mais um trechinho imperdível. Abaixo um trecho do vídeo legendado que foi postado no Facebook por Fátima Rodrigues, vale a pena ver e ouvir Matt educadamente fazendo o jornalismo declaratório padrão MBA ouvir algumas verdades.
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A polícia de Alckmin está a escoltar uma mercadoria sem nota? um cabrito?
31 de Agosto de 2015, 17:50O CABRITO INFLÁVEL
Por: Lelê Teles
domingo a noite… blum.
vovó me convida para um bate papo com câmera ligada.
lá está ela com seu cigarrim no canto da boca.
diga lá, vó.
meu neto, não sei como você não usou essa figura de linguagem ainda: Pixuleco é um cabrito inflável.
disse isso e gargalhou, com a boca cheia de dentes.
como é? não, vó, tá maluca. Pixuleco é o nome do boneco inflável que fizeram de Lula, com roupa de prisioneiro. a senhora não viu isso?
sim. cof, cof. tossiu, pigarreou e cuspiu pro lado, como cocô de pato.
e por que você veio com essa conversa mole de cabrito, vó?
lembra daquele avião que matou Eduardo Campos, meu neto? uma nave cheia de mistérios, foi um sufoco para achar o dono daquilo. até hoje não se sabe quem realmente é o dono, acho que não tem, porque ele teria que indenizar as vítimas que tiveram suas casas destruídas… tinha uns papeis esquisitos em nome de um dono de bodega ou oficina mecânica… gente pobre, laranja… aquilo era um cabrito voando, meu neto.
vó, que conversa sem pé nem cabeça é essa? são onze e meia da noite, vó. tá sozinha aí? por que esse troço de Avião de Campos e Pixuleco, a senhora tá gagando, vó? parou de tomar o seu canabidiol?
ela dá uma sonora gargalhada.
tô tomando, não, meu neto, hoje resolvi fumar.
tá vó, de boa. mas que papo é esse de cabrito voando? a senhora tá confundindo as coisas, em Recife teve um lance de um boi voador, mas isso foi no tempo do império, vó.
ah, meu neto, isso foi coisa de holandês. coisa do Nassau. aquilo foi a primeira propaganda feita no Brasil com um boneco inflável. porque aquele boi tava recheado de capim e mato seco pra flutuar.
era um boi invertebrado, foi o primeiro boi invertebrado da história, meu neto. depois vieram os bois-bumbás, que além de invertebrados eram bípedes. mas porque você falou deste boi mesmo?
vó, onde a senhora quer chegar? a senhora falou que o avião lá de Pernambuco era um cabrito e eu disse que a senhora estava a confundir com o boi do Nassau.
cabrito é uma gíria, meu neto. cabrito, essa gíria criada por aquele outro pernambucano, o Bezerra da Silva, significa coisa de origem duvidosa.
hahahahahahah, entendi, agora é que caiu a ficha vó. mas, oh, ninguém roubou Pixuleco, não. furaram ele.
rapaz, tá difícil conversar com você hoje, hein. escuta aqui, depois que a quela mocinha furou o boneco, levaram ela pra delegacia, iam acusá-la de danificar o patrimônio privado, mas aí o delegado pediu a nota fiscal, para saber que era o dono a ser ressarcido, e não tinha nota fiscal, meu neto. onde já se viu uma coisa dessas?
e ninguém sabe ao certo quanto custou o brinquedão, vó.
olha, meu neto. se são pessoas honestas que estão nas ruas protestando contra a corrupção – esse troço tá correto, tem que protestar mesmo – o que deveriam fazer?, serem transparentes.
arrecadam dinheiro de vaquinhas, meu neto? tudo bem. mas declarem, mostrem a nota no site deles, digam: olha, moçada, arrecadamos tanto, o boneco custou tanto, sobrou tanto e vamos usar nas próximas ações. coisa simples.
tem razão, vó.
e por que não tem nota? por que diabos não tiraram a nota fiscal com a origem, valor e tal? o Lula, coitado, nem pode processar o autor daquela difamação, porque aquilo é uma difamação, ele tá vestido de prisioneiro, só que até agora não é réu em coisa nenhuma. uma difamação pública, abjeta, onde já se viu?
remendaram o boneco, vó, cê viu? inflaram ele de novo e foram para a avenida com escolta policial.
como é, meu neto? a polícia de Alckmin está a escoltar uma mercadoria sem nota? um cabrito?
poxa, caiu a conexão.
cara, a velha tá certa, se o delegado viu que a mercadoria – de 12 mil lascas – não tinha dono, como poderia autorizar sua saída da delegacia? quem a levou, com quê direito? como pode a polícia estar a escoltá-la?
ora, faz todo o sentido a conversa da velha. esse Pixuleco não passa de um cabrito inflável.
palavra da salvação.
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RODRIGO NUNES: A ‘onda conservadora’ é menos fácil de entender do que se imagina
31 de Agosto de 2015, 9:20A ‘onda conservadora’ é menos fácil de entender do que se imagina
Por RODRIGO NUNES, Ilustríssima
28/08/2015
Quanto de verdade há na ideia de que existiria uma “ascensão conservadora” em curso? As pesquisas sobre o perfil dos manifestantes nos protestos de 16/8 sugerem a necessidade de uma leitura mais nuançada, e podem lançar uma luz sobre os processos desencadeados por junho de 2013 e as escolhas do governo petista.
Desde as eleições de novembro passado, e ainda mais com os protestos deste ano, formou-se uma espécie de consenso de que estaríamos vivendo uma ascensão conservadora. Este consenso, somado a uma ideia de que as quatro vitórias eleitorais consecutivas do PT teriam ocorrido apesar da tendência conservadora da maioria da população brasileira, pintam um quadro dramático: de um país essencialmente de direita que estaria “saindo do armário”.
Quanto há de verdade aí? É inegável que seguimos, apesar de tudo, um país entranhadamente patriarcal, racista, classista, homofóbico, apegado a autoridades tradicionais. Por outro lado, se o trabalho de base da esquerda era feito em grande parte pela esquerda católica, é fato que o desmantelamento da Teologia da Libertação sob o papado de Karol Wojtyla abriu um vácuo ocupado pelo neopentecostalismo –que não é necessária nem monoliticamente conservador, mas serve de plataforma para carreiras políticas que exploram pautas socialmente conservadoras. A mobilização deste tipo de pauta, o discurso seletivo contra a corrupção e a retórica anti-comunista da Guerra Fria foram, além disso, os únicos recursos retóricos eficientes disponíveis à oposição num período em que a melhoria das condições materiais da população era incontestável. Contudo, o fortalecimento da bancada conservadora não se daria sem um relativo enfraquecimento da esquerda parlamentar, que é indissociável do desgaste do governo e da desilusão com o PT.
Isso, porém, ainda não basta para explicar o que está acontecendo. É preciso, em primeiro lugar, distinguir entre a insatisfação generalizada e os protestos deste mês: a diferença matemática entre a avaliação negativa do governo e o número dos que foram às ruas demonstra que estes últimos são um subconjunto bastante pequeno e relativamente homogêneo de um fenômeno muito mais amplo e diverso. Há muitos tipos de insatisfação, espalhados por todas as classes sociais, pelos mais variados motivos: do ódio de classe contra o Bolsa Família à deterioração da economia, da corrupção ao ajuste fiscal que Dilma afirmara ser, entre os candidatos, a única que não aplicaria.
É verdade que alguns destes motivos estavam desproporcionalmente representados em 16/8, bem como estava desproporcionalmente representado um certo segmento de renda, cor, escolaridade e preferências ideológico-partidárias. Também é verdade que os organizadores das manifestações estão claramente à direita do espectro ideológico. O erro está em pensar que são apenas estes que estão insatisfeitos, ou que seus motivos são os únicos para está-lo. Em outras palavras, em reduzir a insatisfação ampla e diversa a binarismos simples como elite contra pobres, direita contra esquerda.
Mas as pesquisas sobre o perfil dos manifestantes em São Paulo e Belo Horizonte dizem ainda mais: mesmo o grupo relativamente homogêneo que foi às ruas é mais heterogêneo que se pensa, inclusive em relação aos organizadores dos protestos. Em Belo Horizonte, mais de 50% declararam não ter partido (contra 29% de apoiadores do PSDB); em São Paulo, impressionantes 96,80% se disseram insatisfeitos com o sistema político. Em ambas as cidades, mais da metade –73,80% em São Paulo– se declarou contra o financiamento privado de campanha. (Pode-se perguntar se os resultados seriam iguais caso a pergunta falasse em “financiamento público”). Os manifestantes de São Paulo acreditam no “punitivismo” como solução para o problema da segurança, mas são liberais em relação à sexualidade. Surpreendentes 88,60% e 84,30% deles acreditam, respectivamente, na universalidade e na gratuidade do serviço de saúde; 92,30% e 86,90% na universalidade e gratuidade da educação.
Isso quer dizer que eles sejam progressistas? Também não. A narrativa da ascensão conservadora gosta de citar Antonio Gramsci para dizer que o “senso comum” do brasileiro médio seria de direita. Mas, para Gramsci, justamente o que caracteriza o senso comum não é ser um conjunto completo de crenças ou um programa consistente, mas sua incoerência: ele reúne ideias contraditórias (o desejo por serviços públicos de qualidade e a diminuição da carga tributária, o moralismo e a garantia das liberdades individuais) e mesmo mágicas (a corrupção é a causa única dos maus serviços). Logo, manifestar ideias progressistas não implica necessariamente apoiar políticas progressistas. Mas isso quer dizer, por outro lado, que a luta contra o senso comum não passa por condená-lo ou ridicularizá-lo, mas por identificar pontos de acordo –serviços públicos gratuitos, universais e de qualidade, por exemplo– e construir argumentos coerentes a partir deles.
É exatamente isso que o fantasma da irresistível ascensão conservadora impede quem nele acredita de fazer. A construção desse fantasma depende de duas operações: considerar que estar contra o governo do PT (“esquerda”) é automaticamente ser “de direita”; e que ser “de direita” é automaticamente ser leitor da “Veja”, a favor do estado mínimo, do golpe, do financiamento empresarial, da “cura gay”. Ambas as operações se baseiam em erros: pensar que “esquerda” e “direita” seriam pacotes fechados, conjuntos coerentes e homogêneos de ideias; e pensar que aquilo que é “esquerda” e “direita” na sociedade corresponde exatamente a “esquerda” e “direita” no sistema político.
O resultado dos dois erros é desastroso. Confunde-se o fortalecimento de políticos de direita com a formação de um novo consenso social de direita; com isso, arredonda-se muito para cima os números e a solidez ideológica do “bloco” adversário, e adota-se uma postura reativa que comunica, cada vez mais e a cada vez mais gente, que não há lugar para seus anseios e preocupações na “esquerda”. Não é que as pessoas então “se tornem” “de direita”, mas que elas procurem quem parece dar-lhes ouvidos. A suposta onda irresistível torna-se assim uma profecia auto-realizada: o próprio esforço de resistir a ela não faz mais que confirmá-la.
A VERDADEIRA CRISE É DE REPRESENTAÇÃO
A sociedade brasileira complexificou-se, e suas aspirações, e portanto também suas expectativas em relação ao estado, aumentaram no período que vai da estabilização da inflação às conquistas sociais da última década. No momento, porém, as duas forças que um dia foram capazes de estruturar a massa amorfa do sistema político em torno de narrativas relativamente coerentes –PT e PSDB– perderam esta capacidade.
A perda verificou-se primeiro na oposição, que, acuada pelo sucesso do lulismo, refugiou-se numa radicalização histriônica à direita. Mas tornou-se completa agora, com um governo que não tem mais condições de sustentar o jogo de soma um que foi o “pacto lulista”, e que, sem saber formular um novo projeto, cada vez mais identifica a implementação do programa de seus adversários como condição de sobrevivência política. A incoerência do senso comum nada mais faz que refletir a incoerência da classe política e seu paupérrimo debate público. A pantomima irresponsável de uma “crise política” fabricada para arrancar concessões de um governo fraco é como o espetáculo no convés de um navio que ruma de encontro ao iceberg que os radares menos atentos captaram pela primeira vez em junho de 2013: uma crise de representação.
Não se trata de repetir o velho acacianismo segundo o qual não existem mais esquerda e direita, mas de dizer que a clivagem entre “esquerda” e “direita” no sistema político não dá mais conta das clivagens na sociedade. Quem deseja liberalismo em economia e em questões morais, por exemplo, ficou sem casa. Quem quer desenvolvimento social com preocupação ambiental e expansão dos direitos das minorias, também. O mesmo vale para quem deseja não só ciclovias, mas uma política radical para o transporte público. A política brasileira caminha para não ter mais que meia dúzia de tons de cinza, com pequenos laivos azuis, vermelhos e lilás em questões pontuais.
Mas a crise de representação vai além das distorções do sistema político, e tem a ver com a falta de controle sobre as instituições em geral. O maior movimento de massas do país em décadas veio e se foi há dois anos sem que as instituições se movessem um centímetro; por que se acreditaria em sua responsividade? Daí, talvez, que se volte a cogitar soluções para-institucionais que pareciam haver ficado no passado. Ignorar a crise de representação é ignorar um iceberg no sentido em que o descrédito institucional generalizado pode ter resultados imprevisíveis.
O COMPLEXO DE KATECHON
Costuma-se chamar o fenômeno de governos de esquerda que abraçam a agenda de seus opositores de Síndrome de Estocolmo, termo que descreve situações em que reféns se identificam com os sequestradores a ponto de defendê-los. A descrição, no entanto, é inexata. O que define a posição dos reféns é sua falta de poder; eles se identificam com os sequestradores por temer os riscos de uma intervenção policial. Um governo, por mais fragilizado que esteja, nunca é tão indefeso.
“Complexo de katechon” talvez seja mais exato. A palavra grega katechon (“aquilo que impede ou retarda”) é uma das mais misteriosas da Bíblia; ocorre numa passagem da Segunda Epístola aos Tessalonicenses em que Paulo adverte que o Fim dos Tempos só chegará após a vinda do Anticristo, e esta não ocorrerá até que desapareça “aquilo que a impede ou retarda”. Paulo lembra a seus destinatários –a comunidade cristã da cidade grega de Tessalônica– que eles sabem a que ele se refere; a referência, contudo, perdeu-se no tempo, fazendo com que proliferassem interpretações inconclusivas. No século XX, o conceito foi retomado pelo jurista e teórico político nazista Carl Schmitt, para quem o permanente risco de colapso da ordem internacional justificava a existência de um poder imperial que o impedisse ou retardasse.
“Complexo de katechon” designaria, então, a lógica pela qual estes governos e seus militantes racionalizam certas escolhas como inevitáveis, mesmo que elas impliquem fazer o contrário do que se propunha, em doses maiores e com mais convicção. Tudo se justifica na medida em que eles se enxerguem como katechon: não mais que um frágil intervalo entre uma anomia e outra, entre o império de seus adversários e o Fim dos Tempos.
Eterno hóspede numa casa que não sente como sua, o complexo de katechon não projeta outro horizonte futuro que não a gestão continuada do estado de coisas. Vendo-se como uma delicada barreira contra uma tendência conservadora atávica, não só superestima a dimensão e solidez do conservadorismo, como o supõe uma quantidade fixa e imutável. Com isso, vai abrindo mão da iniciativa de abrir debates na sociedade: se no essencial as coisas são imutáveis, não há alternativa fora a conciliação. Passa que, quanto menos se disputa, mais se aceita os termos do adversário –logo, cada vez mais há o que conciliar.
Quanto mais terreno se cede, mais estreita se torna a compreensão do próprio projeto. Foi o que ocorreu quando o governo passou a definir-se apenas pela binômio crescimento econômico com aumento do poder de consumo. Ao abandonar-se uma narrativa mais ampla (que incluísse meio-ambiente, cultura livre, defesa de minorias, diversidade sexual, criação de direitos, qualificação de serviços), hipotecou-se o apoio popular exclusivamente sobre a manutenção deste binômio. Quando este deixou de funcionar, não havia argamassa discursiva que oferecesse à população outras razões para um voto de confiança.
Quanto mais estreita a compreensão do projeto, mais estreita a própria definição de “esquerda” –e, por conseguinte, mais amplo o conjunto de tudo que se hostilizará como “de direita”. O complexo de katechon justifica toda concessão como inevitável enquanto o povo não se mobiliza; mas quando o povo se mobiliza, ele é incapaz de compreendê-lo. Não foi o que ocorreu em junho de 2013? Neste momento, o katechon muda de sinal: não mais aquilo que busca conciliação com o sistema político a fim de evitar a hecatombe, mas aquilo que blinda o sistema de desejos e demandas emergentes, desqualificados como inválidos ou “fazendo o jogo da direita”.
Uma vez fechadas inúmeras portas de diálogo com a sociedade, uma vez reduzidos ao máximo o escopo e o poder de persuasão do projeto, é o próprio argumento da união contra o inimigo comum que começa a fazer água: potente força motivadora, seu apelo se esgota quando serve para justificar somente recuos, nunca avanços. Foi o que se viu no primeiro turno das eleições passadas, e mais ainda depois que se substituiu a “guinada à esquerda” acenada no segundo turno pela lógica de que ceder mais e mais à direita é o único jeito de mantê-la longe do poder.
Não se trata, é claro, de crer que qualquer coisa é possível a qualquer momento, bastando que se tenha ousadia; mas de entender o preço que se paga por optar invariavelmente pela cautela. O problema da lógica do katechon é que ela acaba criando exatamente o que pretendia evitar. Ela funciona –até que, um dia, não funciona mais. A seguir neste ritmo, este governo terá sido não apenas o fim dos 16 anos de PT, mas o início do desmanche de avanços conquistados na última década e o último da esquerda brasileira por um bom tempo. Pior: aprovada, a Lei Anti-Terrorismo tende a voltar-se contra o tipo de mobilização social de que nasceu o PT e tornar ainda mais distante o sonho de controle sobre as instituições. Preço alto a pagar para impedir uma perfeitamente resistível “ascensão conservadora”.
RODRIGO NUNES é professor de filosofia moderna e contemporânea na PUC-Rio. É autor de “Organisation of the Organisationless” (Mute) e editou um dossiê sobre as manifestações de 2013 para a revista “Les Temps Modernes”.
A ‘onda conservadora’ é menos fácil de entender do que se imagina
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Lindbergh: FHC escolheu como procurador o 7º colocado, imagine se fosse o Lula!?!?!
27 de Agosto de 2015, 13:49Quarta (26/08/2015), a Comissão de Constituição e Justiça do Senado avaliou a indicação do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, à recondução do cargo. Durante a sabatina, o senador Lindbergh Farias chamou a atenção para a liderança do Brasil em homicídios e a alta taxa de assassinatos cometida por policiais. Ele também destacou que a transparência dos governos do PT nos processos de nomeação à PGR, no apoio e liberdade dados à Polícia Federal e defendeu investigações mais amplas e sem interferências políticas.
Mas atente no vídeo a partir de 9:45:
-FHC escolheu como procurador o 7º colocado. Imagine se fosse o Lula!?!?!
-Sob FHC, PF fazia seis operações por ano; no governo do PT, são 220 por ano.
- Lula/Dilma construíram a Lei de Acesso à Informação, Portal da Transparência, avanços normativos, Lei Anti-Corrupção, Lei de Combate ao Crime Organizado, Lei de Lavagem de Dinheiro. E os tucanos?
-E o vazamento seletivo publicado na Veja na véspera da eleição presidencial para influir no pleito?
-E o Mensalão Tucano de 1998? E o Trensalão tucano em São Paulo?
- O doleiro Alberto Yousseff citou 750 obras com corrupção. Várias obras estaduais com recursos federais, como Sabesp e Metrô de SP. Como fica? Por que tucano não é investigado? A investigação é dirigida e seletiva?
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